Esperance que será também!

Por Jailton Andrade

Ontem foi mais um dia na luta pela felicidade.
Parece estranho lutar por isso, a não ser que os meus conceitos de luta e felicidade não tenham sidos recepcionados pela atual Constituição na visão vendada do STF. Perguntei ao grande oráculo virtual, o Google, o que significa lutar e o sistema me retornou com aproximadamente 20.600.000 resultados em 0,45 segundos (essa informação já é dele).

Lutar, diz o Google, é um transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo e significa “enfrentar em corpo a corpo (um adversário) visando obter vitória; fazer (uma luta) [como esporte ou exercício]. Continua ele dizendo que lutar é “bater-se (com ou sem armas); brigar, combater, pelejar, pujar”.

Com essa informação, e de volta ao problema, eu me pergunto como a felicidade pode ser objeto de luta.

Pensei numa criança agora. Imaginei eu chegando pra essa criança e dizendo: “Neném, a gente tá lutando pela felicidade”. Se essa criança souber o que significa lutar e felicidade, ela vai me retornar: “Mas você está lutando contra quem?” ou então “Quem não quer ser feliz?”.
Me quebrou. O sistema me retorna o mesmo problema.

A palavra agora é felicidade. O Google já entrega outro norte. Em ½ segundo apresenta, segundo ele, 59.400.000 resultados.
Diferente de luta, felicidade não aparece como algo pontual, que cause sinônimo. Agora o ciborgue dos burros apresenta, na linha 1, frases expostas em um site chamado Pensador, daqueles sites especializados em correntes, com frases prontas pra toda obra, no argumento silogístico de autoridade transcritas de expoentes do assunto em questão. É como vc colocar a sigla TPM e o sistema retornar frases de Elcimar Coutinho falando de menstruação.

Vamos nos contentar com a frase primeira trazida pelo google: “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”
Então, lutar pela felicidade é lutar para que a nossa vida seja útil.
Voltei para a criança com esse novo dado e ela me sentenciou essa questão de forma muito simples, como eu queria. Em outras palavras ela disse: Não lute para que o outro seja útil e nem permita que ele te impeça de ser feliz.
Lute.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *