Coluna de aniversário: Dicas de Gastronomia por Elíbia Portela 

De repente se passaram 37 Anos…

Dia 08 de março de 2020, o dia amanheceu cheio de emoções pois, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher! E eu imaginando, que ninguém fosse lembrar que o Programa Prato da Casa também estava fazendo 37 aninhos! Claro que essa data é inesquecível para mim,  pois,  é a data em que tudo começou entre as câmeras da TV Itapoan e eu! Foram 12 anos de muita cumplicidade e que mesmo a Emissora  sendo vendida , o Programa nem férias teve, se despediu na 6.a e na 2.a amanhece na nova Casa. “TV Bandeirante” hoje, “Bandbahia”, permanecendo por 25 anos até os dias presentes. Pois é amigos, 37 Anos entrando em tantos lares para dividir com todos, um pouco dos meus estudos , práticas, criações e saberes. Vários amigos me perguntam o que sinto depois de ter vivido tudo isso. A minha resposta continua a mesma: Com  tantos aplausos, apoios e calor humano que me vem de todos vocês, eu só sinto a certeza, de que devo agradecer a Deus, por tudo que ele tem me proporcionado, e implorar – lhes por mais  força e Saúde, para que eu possa ter mais uns tempos, dedicados aos que precisam dos meus ensinamentos. E foi assim; num momento em que a comunicação corre solta através da Internet, as mensagens dispararam duplamente, afinal, tinha eu 2 grandes motivos para ter um dia de muitas felicidades. Eles lembraram sim! Até de histórias que se passaram a partir de 1983, entre seus familiares que se dividiam ao meio dia, com apenas uma televisão na sala. Pai queria ver Futebol, filhos desenhos, e a matriarca batia o pé e impunha o respeito gritando: Só depois do Prato da Casa! É mesmo gratificante você ver e ouvir esses relatos, enquanto ainda se está presente. Sou mesmo uma privilegiada! Obrigada a todos vocês que desde o dia 08, me enviam mensagens de muito carinho por e-mails, Instagram, Whatsapp, celular, etc…Que o Bom Deus nos mantenha sempre sábios na hora de arar ,e que saibamos selecionar as sementes, plantar, e irrigar, para que tenhamos uma farta colheita de Saúde Paz e Amor! GRATIDÃO!

Veja qual foi a 1.a receita do Programa: Como estava perto de acontecer a Semana Santa, fui logo entrando no clima de Páscoa, abrindo alas com uma receita vinda de Portugal, e que é conhecida por Bacalhau com Natas. Vamos lá?

Ingredientes: 1kg de batatas cortadas em palitos e pre fritas em bastante óleo quente ,4 postas de bacalhau demolhado, (Aferventado e desfiado grosseiramente), 6 cebolas cortadas em rodelas finíssimas, 50 ml de azeite de oliva, 1 pitada de pimenta branca em pó, 1 litro de leite,  2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher de sopa de amido de milho, noz-moscada, 2 xícaras de de chá de natas (creme de leite), queijo ralado a gosto, sal.

Modo de Fazer: frite as batatas em óleo não muito quente, de forma a deixá-las mais cozidas que fritas. Colocar sobre papel absorvente  para perder o excesso de óleo. Á parte, cozinhar as postas de bacalhau no vapor e em seguida desfaça-o em lascas. Refogue as cebolas no azeite até estar transparente. Juntar o bacalhau puxando com um garfo, e tempere com a pimenta branca a gosto . Deixe refogar lentamente. Reserve. Á parte faça o molho branco levando ao fogo uma panela com o 800 ml de leite, manteiga, sal e noz moscada. Tampar e aguardar que ferva. Enquanto isso combine a farinha, amido, queijo ralado, gemas e o leite restante. Despeje-os na panela que esta com o leite a ferver, misturando bem com uma espátula para formar um creme. Ferve ainda por 1 minuto. Reserve para amornar e juntar as natas. (creme de leite).Montagem: Em um refratário amanteigado arrume camadas assim: Batatas semi fritas, bacalhau refogado com as cebolas, novamente batatas e o molho branco com natas . Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até estar bem gratinado. Bom Apetite!

Contatos: elíbiaportela@gmail.com / Instagram: Elibia _ Portela  / Whatsapp – 71999534487

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *