Ajudar já é algo maravilhoso. Imagine fazer isso unindo crianças e cachorros? O projeto Focinhos Solidários com os cães-terapeutas Angus e Mafalda pretende colaborar terapeuticamente no tratamento psicológico de um grupo de crianças da Cidade da Luz, através da presença de psicólogos e com a intervenção de animais como facilitadores. O objetivo é proporcionar um ambiente lúdico, com confiança e motivador para dez crianças, na faixa etária dos 7 aos 12 anos, atendidas pela instituição através da Terapia Assistida com Animais (TAA).

A TAA é uma modalidade em que o cão é inserido no processo de intervenção terapêutica, atendendo a um objetivo específico de tratamento, que nesse caso será conduzido por uma equipe de psicólogos do Grupo Neurofuncional de Atendimento e Pesquisa (GNAP Psicologia), que tem escritório no Rio Vermelho e é o autor da iniciativa. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Psicologia do GNAP, Tatiane Seixas, o projeto visa melhor organizar as relações sociais, aumentar a afetividade, a capacidade de atenção e reduzir a ansiedade e agressividade das crianças selecionadas para participar de forma inédita do projeto. “No Brasil, ainda faltam pesquisas científicas sobre a Terapia Assistida com Animais. Mas, em países como Canadá, Espanha e Argentina os estudos já estão avançados e apresentam resultados satisfatórios. Alguns deles indicam que uma sessão com o cão-terapeuta eleva em até 40% o nível de atenção dos pacientes em tratamento”, revela Seixas.

Em Salvador, o GNAP trabalha há 2,5 anos com a terapia com cães. O Grupo é um dos pioneiros na capital baiana neste tipo de assistência, sendo o único especializado em saúde domiciliar. Na Cidade da Luz, o projeto terá duração de seis meses, totalizando 12 sessões, com encontros quinzenais na sede da entidade filantrópica, no bairro de Pituaçu. As crianças que vão participar possuem perfis específicos e estão em situações de vulnerabilidade social. No final do projeto, será lançado um livro contendo ilustrações e os resultados obtidos com o grupo em tratamento.

O projeto Focinhos Solidários não possui fins lucrativos e é promovido pelo GNAP Psicologia, com apoio da Agromix Pet Center e da clínica Planeta Animal, com realização no complexo social Cidade da Luz.

S E R V I Ç O

O quê: Lançamento do projeto Focinhos Solidários.

Quando: 10 de novembro

Onde: Cidade da Luz – Rua Barreto Pedroso, 295 – Pituaçu.

Horário: 9h

Atividades: café da manhã, apresentação do projeto, interação com os pets Angus  e Mafalda e caricatura ao vivo.

Acesso: convidados e imprensa.