Vinícolas do Velho e Novo Mundo estarão com estandes na terceira edição da feira internacional de vinhos Bahia Vinho Show, realizada pelo Clube Gourmet Bahia entre 28 e 30 de novembro, no Hotel Vila Galé Salvador, em Ondina. Na programação, palestrantes de renome internacional e nacional vão ministrar palestras e workshops. O evento, que tem o apoio do Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin) e da Vinhos do Brasil, contará ainda com expositores de áreas afins, como queijos, pães, azeites, entre outros. O público é formado por amantes de vinho, enólogos, sommeliers e gestores de empresas do setor. Os ingressos são limitados e custam R$ 60, à venda no www.bahiavinhoshow.com. Mais informações no www.clubegourmetbahia.com.

Três grandes nomes internacionais do mercado de vinhos vêm ao Brasil exclusivamente para esta edição do Bahia Vinho Show. A começar pelo diretor comercial da Quinta dos Murças, Nuno Cabral, que vai abrir o evento na quarta-feira (28), às 16h, com a palestra “Quinta dos Murças, a nova jóia do Douro”. No mesmo dia, às 18h, será a vez do diretor comercial da Esporão, Diogo Melo e Castro, falar sobre “Esporão: Tradição X Inovação no Alentejo”. Já o proprietário da Quinta do Crasto, Tomas Roquete, vai conduzir a palestra “Honra, Trabalho e o porquê do sucesso da Quinta do Crasto no Mundo”, na quinta-feira (29), às 19h.

O sommelier Alexandre Takei – Wine and Spirits Education Trust – WSET (nível 3) e Court of Master Sommeliers – vai ministrar o workshop “Degustação às cegas” na quarta (28), às 20h. Abrindo a programação da quinta (29), a sommeliere da vinícola portuguesa Santa Vitória, Élen Suzana Uebel, fará uma degustação guiada com os vinhos da sua empresa. No mesmo dia, o gestor de enoturismo da Rio Sol, Tobias Mello, fará uma palestra sobre “Enoturismo no Vale do São Francisco”, às 20h30.

Na sexta (30), às 16h, o sommelier e juiz internacional de vinhos Jaime D’Oliveira, do Instituto Brasileiro de Vinhos (IBRAVIN), vai ministrar palestra e dirigir uma degustação de espumantes brasileiros. No mesmo dia, às 19h, o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS – BA), Waldemar Lott, vai palestrar sobre “Vinho brasileiro: tendências e oportunidades”. Encerrando o evento, o sommelier e diretor da Dieb Import, português radicado no Brasil, Pedro Luz, apresenta na sexta, às 20h30, a palestra “De Lisboa – O berço do Novo Mundo em pleno Velho Mundo”.

As palestras do Bahia Vinho Show ocorrerão em espaço reservado e com vagas limitadas. As inscrições serão feitas presencialmente, 60 minutos antes de cada palestra. O inscrito deverá comparecer na sala de palestra 20 minutos antes para confirmar sua presença, sob pena de perder a vaga.

“O Bahia Vinho Show chega à sua terceira edição como feira internacional de vinhos, colocando a Bahia na rota dos grandes eventos dedicados ao universo do vinho no país, com a adesão de excelentes casas produtoras, importadoras e distribuidores”, comenta o idealizador do evento Ivan Baldivieso, fundador do Clube Gourmet Bahia.

Expositores – Cerca de 20 empresas terão estandes na terceira edição do Bahia Vinho Show, disponibilizando mais de 200 rótulos para degustação e compra com valores abaixo do mercado. Entre elas está a vinícola portuguesa Quinta de S. Sebastião, representada pela Natalgest Importações. No estande da AB Wines, distribuidora exclusiva na Região Metropolitana de Salvador da vinícola gaúcha Dal Pizzol e da importadora Prem1um, o público vai encontrar cerca de 25 rótulos, entre vinhos espanhóis, portugueses, italianos, chilenos, argentinos, uruguaios e neozelandês. A AB também levará vinhos franceses, como o Le Petit Vin D’avri (ganhador do Top Ten como melhor tinto do Velho Mundo no Rio Wine and Food Festival), e brasileiros, a exemplo do Ancellotta Dal Pizzol (medalha de ouro na 7ª edição do GPVB – Grandes Prova de Vinhos do Brasil).

No estande da Dieb Import será possível degustar e comprar rótulos nacionais e internacionais, inclusive os da vinícola chilena 7 Colores, que serão lançados oficialmente no mercado baiano durante o evento. Já a importadora e distribuidora Araújo Mateus vai levar rótulos de diversas partes do mundo, incluindo os importados da Inovini, da Porto a Porto e da Cantu, além dos produzidos pelas brasileiras Luiz Argenta e Pizzato e pela eslovena Puklavec.

No estande da Venezia Wine Gourmet, importadora de vinhos italianos, o público vai conhecer rótulos exclusivos e premiados da Ca’del Sette, dentre os quais Bacca del Merlo Veneto IGT (branco) e o Amante Veneto IGT (tinto), premiados pelo Annuario dei Migliori Vini Italiani (de LucaMaroni) respectivamente com 87 e 95 pontos. A vinícola boutique Lidio Carraro, escolhida pela Fifa para criar o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo 2014, também vai levar seus rótulos para a terceira edição do Bahia Vinho Show.

Especializada em food service, a Sost estará no evento como parceira de dois expositores, a Esporão e a Conchaytoro. Maior produtora e exportadora do Chile, a Conchaytoro vai expor as marcas Marques de Casa Concha, Casillero – marca da Conchaytoro mais vendida no mundo – e Trivento (uma das cinco maiores vinícolas do continente), com os vinhos Marques Chardonnay, Marques Pinot Noir, Trivento Malbec, Casillero Carmenere, Trivento Reserve – marca mais vendida na Europa em 2017 – e o Casillero Rosè. Este último recebeu 90 pontos no Descorchados 2017 e foi medalha de prata no Global Rosè Masters 2016 – The Drink Business UK.

No estande da Esporão, o público terá acesso aos rótulos Monte Velho Branco e Tinto, Esporão Reserva Branco e Tinto, 2 Castas Tinto, 4 Castas Branco, Kaiken Malbec e Kaiken Cabernet. A Quinta dos Murças levará os vinhos Assobio Branco e Tinto, Quinta Murças Minas e Quinta Murças Reserva. Já a Quinta do Crasto vai expor os rótulos Flor de Crasto Branco e Tinto, Crasto Douro Branco e Tinto e Crasto Superior Branco e Tinto.

A Rio Sol – vinícola que mais conquistou medalhas na 15ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas / Etapa Brasil, sendo uma Grande Ouro, três de Ouro e duas de Prata – também estará presente no Bahia Vinho Show.  Os participantes do evento vão poder degustar os vinhos premiados: espumante Rio Sol Brut Branco Premium (2016), Espumante Rio Sol Brut Branco, Vinho Tinto Rio Sol Premium (2013) e o Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional (2014), Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet (2014) e o Vinho Tinto Rio Sol Syrah (2015).

Empresa do Grupo Vila Galé, focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos de qualidade superior, a vinícola portuguesa Santa Vitória estará no evento com seus principais rótulos, que já conquistaram importantes prêmios nacionais e internacionais. O público do evento também vai poder conferir alguns dos vinhos da Casa 10, como os tintos espanhóis Anciano Clássico e Anciano Crianza, o rosè Carabinera Garnacha, o tinto uruguaio Tannat Nobili e o tinto italiano Maturo, além de rótulos argentino, chileno e francês.

A chilena Viña Apaltagua também terá estande no Bahia Vinho Show, com os vinhos Gran Reserva Envero, Reserva Cabernet, Reserva Carmenere, Reserva Pinot Noir, Reserva Carmenere, Rosé, Gran Verano Cabernet Sauvignon, Trival Cabernet, Trival Carmenere, Trival Merlot, Trival Sauv. Blanc, Trival Reserva Cabernet, Trival Reserva Carmenere, Bucalemu Cabernet, Bucalemu Carmenere, Bucalemu Merlot e o Espumante Apaltagua Rosé.

Sobre o Clube Gourmet Bahia

O Clube Gourmet Bahia é o realizador do Bahia Vinho Show e do Festival Clube Gourmet na capital baiana. A empresa atua no fomento de ações que aproximem fornecedores, produtores, distribuidores e público final, com o intuito de ajudar no desenvolvimento do mercado turístico e gastronômico no estado. Identificando ferramentas de mercado e criando situações favoráveis, o Clube Gourmet Bahia traz um conceito de funcionalidade e conexão entre as pontas de mercado que precisam se encontrar.

SERVIÇO:

O quê? III Edição do Bahia Vinho Show

Quando? De 28 a 30 de novembro, das 15h às 22h

Onde? Hotel Vila Galé, em Ondina

Ingressos: R$ 60, no site www.bahiavinhoshow.com

Saiba mais: https://www.clubegourmetbahia.com/