O empoderamento juvenil será o destaque do 6th Brazil Africa Forum, que acontece em Salvador nos dias 22 e 23 de novembro. O evento vai reunir diversas lideranças mundiais e a programação inclui a palestra ‘O jovem como agente de transformação na busca do desenvolvimento territorial sustentável’, que falará sobre a promoção de um ensino de qualidade no Baixo Sul da Bahia, área de grandes vulnerabilidades e desafios, voltada à valorização do potencial da agricultura familiar e do jovem como protagonista e empreendedor.

“É essencial o jovem ter acesso à educação onde ele reside, para que aumentem as suas chances de realização para vida e pelo trabalho. Ao aproveitar a vocação agrícola da sua região, o jovem pode ressignificar a agricultura advinda da tradição familiar e aprender a trabalhar de forma inovadora, cultivando o espirito empreendedor para ser tornar líder em sua comunidade e agente para o desenvolvimento sustentável”, relata Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht (FO).

A profissional será a responsável por apresentar as ações apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul baiano a partir do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), no dia 22 de novembro, a partir das 14h. Além de trazer o trabalho de Avaliação de Impacto do Programa, realizado este ano e que mostra resultados significativos para os jovens e famílias beneficiadas, Cristiane pretende destacar a formação oferecida pelas Casas Familiares existentes em Presidente Tancredo Neves, Nilo Peçanha e Igrapiúna, que têm como objetivo principal justamente o tema do 6th Brazil Africa Forum, ‘Empoderamento juvenil: transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável’.

O programa coordenado pela Fundação na região, composta por 11 municípios onde vivem 285 mil pessoas, tem como objetivo transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. “O nosso propósito de promover o desenvolvimento territorial sustentável toma forma com o PDCIS. Reaplicar essa tecnologia social para outras localidades é uma de nossas premissas e poder disseminar histórias de vidas transformadas a especialistas do mundo inteiro durante o Fórum é de grande relevância”, ressalta Nascimento.

Sobre o evento

O 6th Brazil Africa Forum acontece nos dias 22 e 23 de novembro no Hotel Deville, em Salvador. O evento deve reunir 300 representantes de governos, empresas, universidades e potenciais investidores para trocar experiências e gerar boas oportunidades para jovens no Brasil e em países africanos. Entre os convidados, está o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, e o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Gilberto Houngbo. Para mais informações e inscrições, acesse www.forumbrazilafrica.com/br.