Graças às inovações tecnológicas e ao aperfeiçoamento das técnicas que garantem maior precisão e segurança aos procedimentos oculares, as cirurgias têm sido cada vez mais o tratamento de escolha. Com o objetivo de promover essa excelência, a Bahia ganhará, no dia 12 de novembro, um centro cirúrgico de referência em Oftalmologia – o HOBrasil, do Grupo Opty, maior grupo de oftalmologia da América Latina. Dentre as vantagens dessa conquista, de acordo com o diretor médico do HOBrasil, Rogério Farsoni, está o fato de ser uma instituição destinada exclusivamente a procedimentos oftalmológicos com tecnologia de ponta associada a protocolos e processos bem definidos para garantir conforto e segurança para os cirurgiões oftalmológicos da região. O oftalmologista também acredita que o modelo de funcionamento do HOBrasil representará um momento de reflexão para redefinir o papel e as parcerias no sistema de saúde atual.

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o que chama a atenção nos dados é que 80% dos casos de cegueira são resultantes de causas previsíveis ou tratáveis, tais como o glaucoma e a catarata – o que reforça a importância do diagnóstico precoce. No quesito tratamento, as cirurgias têm sido alternativas exitosas para pacientes que buscam resolver esses e outros problemas oculares de forma rápida, eficaz e minimamente invasivas.

A unidade do Centro Cirúrgico HOBrasil, em Salvador, será apresentada neste mês, quando serão entregues as obras de infraestrutura do espaço, que deverá começar a funcionar plenamente para o público externo no próximo mês. O objetivo do Grupo Opty, com essa implantação, é levar ao maior número de pessoas possível um atendimento de alta qualidade na saúde ocular. Com a implantação, a capital baiana terá o maior e o mais completo centro cirúrgico de Oftalmologia de todo o Nordeste, com capacidade para atender mais de 100 cirurgias por dia, das mais simples até as consideradas de alta complexidade.

“Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de expansão ampliando, assim, o acesso à saúde ocular de referência no País e colocando em prática um novo modelo de negócios bem-sucedidos na área oftalmológica”, explica Amaury Guerrero, CEO do Grupo Opty. “Vamos disponibilizar o que existe de mais moderno e inovador em cirurgias oftalmológicas nessa e em outras localidades do País. Toda nossa expertise será empregada nesse novo empreendimento, que garantirá aos oftalmologistas a estrutura que precisam para continuar realizando seus procedimentos com excelência”, comemora o executivo.

Infraestrutura

O HOBrasil terá oito salas cirúrgicas completas com moderno parque tecnológico, 35 leitos de recuperação totalmente individualizados, além de moderna estrutura de recepção e conforto para pacientes e acompanhantes, com lanchonete e mais de 60 vagas de estacionamento, áreas de conforto médico e administrativa.

Para o diretor da regional Nordeste do Grupo Opty, Marcello Palermo, o HOBrasil é o resultado de um planejamento arrojado e inovador na busca do atendimento de excelência das demandas de cirurgias oculares na Bahia. “Um projeto totalmente pensado e desenvolvido priorizando a comodidade e a segurança do médico e do paciente, com ambiente de consultas pré-cirúrgicas com anestesista e um pós-cirúrgico moderno”, comenta.

Ainda nessa linha de colocar o bem-estar do paciente em primeiro lugar, protocolos que visam a prevenção de eventualidades no atendimento e nas cirurgias foram desenvolvidos e serão implementados na unidade. “Essas diretrizes são definidas pelo Opty com base nas melhores práticas do setor e exigem um contínuo monitoramento dos indicadores para garantir a melhor assistência ao paciente”, afirma o sócio e médico-técnico responsável pelo HOBrasil, Marcelo Freitas.

No total, são 15 pilares de atenção com orientações e condutas, entre eles, identificação do paciente; higienização das mãos; garantia cirúrgica; procedimentos clínicos; controle no armazenamento e descarte de medicamentos; rastreabilidade do uso de remédios; comunicação efetiva entre equipe multiprofissional e também com profissionais de serviços de saúde; e auditorias de verificação de adequação.

Serviço:

Centro Cirúrgico HOBrasil

Avenida Tancredo Neves, 1963, Caminho das Árvores, Salvador, BA.

Telefone: 71 4020-5080

Site: www.hobrasil.com.br