* Por Elíbia Portela                                                                              contato@elibiaportela.com.br

Devemos comer bananas todos os dias! Banana é uma das frutas mais necessárias à nossa saúde! Vejam aqui alguns de seus benefícios:

1 – Bananas ajudam a superar a depressão, devido aos altos níveis de triptofano.

2. Comer duas bananas antes de um treino intenso para ter muito mais energia e manter o açúcar no sangue.

3. Proteja-se contra cãibras musculares durante os treinos e cãibras nas pernas, por comer uma banana.

4. Neutraliza a perda de cálcio durante a micção e constrói ossos fortes.

5. Melhore o seu humor e reduza os sintomas da TPM comendo uma banana, que regula o açúcar no sangue e produz relaxamento para aliviar o stress.

6. Bananas reduzem o inchaço, protegem contra o diabetes tipo II, ajudam na perda de peso, fortalecem o sistema nervoso e ajudam com a produção de glóbulos brancos, tudo devido a altos níveis de vitamina B-67. Fortalece seu sangue e alivia a anemia com a adição de ferro.

8. Alta em potássio e pobre em sal, bananas são reconhecidas oficialmente por serem capazes de reduzir a pressão arterial e protegerem contra ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

9. Rica em pectina, ajuda na digestão e inibem toxinas e metais pesados do corpo.

10. Bananas agem como um probiótico, estimulando o crescimento de bactérias amigas no intestino. Elas também produzem enzimas digestivas para ajudar na absorção de nutrientes.

11. Prisão de ventre? Alta fibra da banana pode ajudar a normalizar a motilidade intestinal.

12. Bananas são calmantes para o trato digestivo e ajudam a restaurar eletrólitos perdidos após diarreia. (fonte Wikipedia)

Constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15 por cento da produção mundial seja paraexportação, sendo os Estados Unidos e aUnião Europeia as principais potências importadoras. Depois de saber tudo isso, está decidido! Vamos comer mais bananas? Deixo aqui para vocês algumas sugestões de receitas. Bom Apetite! 

Vitamina de Bananas – Ingredientes: 2 bananas, 225 ml de leite, semidesnatado, 4 colheres (sopa) de água, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 8 cubos de gelo.

Modo de Fazer: Em um liquidificador, junte as bananas e o leite. Bata até as bananas ficarem picadas. Despeje a água e o açúcar mascavo. Bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente os cubos de gelo. Volte a bater até a mistura ficar homogênea de novo. Depois, coloque-a em 4 taças. Sirva imediatamente.

Bolo de Bananas – Ingredientes: 3 ovos grandes, 3 colheres cheias de margarina, 2 xícara de açúcar, 1 xícara de leite, 4 bananas maduras amassadas com garfo grosseiramente, 2 colheres de sopa de canela em pó, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa de fermento em pó. 

Modo de Fazer: Em uma tigela coloque os ovos, o açúcar e a margarina, deixe batendo na batedeira em velocidade alta por aproximadamente cinco minutos ou até que forme um creme liso, fofo e homogêneo. Ao observar que o creme está homogêneo, acrescente, ainda batendo a farinha, canela e leite. Quando a massa estiver completamente misturada, diminua a velocidade da batedeira e acrescente a banana e o fermento até que misture completamente. Unte uma assadeira (média) de 23 cm x 33 cm com a manteiga reservada e polvilhe farinha de trigo. Coloque toda a massa na assadeira média redonda ou quadrada e leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos. Deixe assar por aproximadamente 35 á 45 minutos. Retire do forno e aguarde que esfrie em temperatura ambiente. 

Bananas Caramelizadas com sorvete de creme – 10 bananas nanicas maduras, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 copo de suco de laranja, 100 ml de suco de limão, raspas de limão. 

Modo de fazer: Derreter o açúcar até ficar cor de guaraná, acrescentar a manteiga e os sucos deixando ferver para obter uma calda cor de guaraná. Agregue as bananas descascadas para que cozinhem uniformemente. Servir quente, acompanhado de sorvete de creme.

Pão de Bananas – Ingredientes: 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g), 8 colheres (sopa) de açúcar, pitada de sal, 250ml de água morna, 50g de manteiga sem sal derretida, 3 colheres (sopa) de leite em pó, 450g de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 2 bananas maduras (prata). Para pincelar: manteiga derretida e açúcar cristal. 

Modo de Fazer: Em uma tigela misture o fermento com o açúcar até ficar líquido. Acrescente a água, o leite em pó, a canela, a manteiga, a banana amassada, uma pitadinha de sal e a farinha de trigo aos poucos. 2- Transfira para uma bancada enfarinhada e sove muito bem a massa. 3- Forma uma bola, coloque em uma tigela e cubra com um pano umedecido. Deixe descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). 4-Pegue a massa e, em superfície enfarinhada, divida-a em 8 partes, fazendo 8 bolinhas. Coloque-as em uma forma redonda untada com manteiga, formando um círculo (como mostra a foto da receita), e deixando um espaço entre elas pois ainda irão crescer. Cubra com um pano seco e deixe descansar por mais 1 hora.5- Pincele manteiga derretida e salpique açúcar cristal. 6- Leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar levemente.

Pavê de Bananas – Ingredientes: Creme –2 colheres (sopa) de maisena, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 5 bananas picadas, 2/3 de xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de rum, 1 pacote de biscoito de maisena. Cobertura: 2 claras, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 lata de creme de leite gelado. 

Modo de preparo – Creme: Dissolva a maisena em 1/2 xícara (chá) de leite e despeje em uma panela. Junte o leite condensado e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Misture delicadamente o creme de leite e deixe esfriar. Coloque as bananas em uma panela. Junte o açúcar, a água e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até ficarem macias. Transfira para o liquidificador, bata rapidamente e misture com o creme já frio. Umedeça os biscoitos na mistura do leite restante com o rum. Em um refratário, monte camadas alternadas de biscoitos e creme de banana até finalizar os ingredientes. Por último, espalhe o suspiro preparado e leve à geladeira por 4 horas antes de servir.Cobertura – Bata as claras em neve, sem parar de bater. Junte o açúcar. Misture o creme de leite e utilize.