Tonho Matéria e Bia Maia comandam Projeto em prol do Quilombo Rio dos Macacos

Inspirado em uma das criações do publicitário Aloísio Petitinga para as camisas do Quilombo, o “Projeto Sextou” continua nas sextas-feiras de maio (7, 14, 21 e 28), a partir das 20h, com convidados especiais. O cantor baiano Tonho Matéria e a cantora Bia Maia vão mediar a live, idealizada como uma das ações da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos.
Além de tornar conhecido no mundo inteiro, o drama dos quilombolas, que foram proibidos de acessar o rio, única fonte de água, alimento e renda da comunidade, a campanha propõe conscientizar a opinião pública e pressionar a Marinha do Brasil a compartilhar o rio.
Transmitida no canal do Debate Petroleiro, que completa um ano de existência, nesta semana, sempre com ações afirmativas focadas no combate ao racismo, ao feminicídio, a lgbtfobia, a intolerância religiosa etc, o programa é um dos grandes apoiadores do Quilombo Rio dos Macacos. Criado pelo advogado e petroleiro Jailton Andrade, o DP é um dos canais alternativos da Bahia, com mais visibilidade no cenário nacional.
O Sindicato dos Jornalistas Profissonais do Estado da Bahia (Sinjorba) também aderiu à campanha e vai transmitir no dia 13 de maio, quinta-feira, às 19h, uma entrevista com Josias Pires, diretor do documentário Quilombo Rio dos Macacos. A mediação será feita pela jornalista Andrea Truss, uma das idealizadoras do canal Iaras e Pagus.
Além dessas iniciativas, a gravação do clipe “Chega de Mágoa” atraiu grandes artistas do Brasil e do mundo. Tonho Matéria, Bia Maia, Tatau, Márcia Short, Marcionílio, Mel Nascimento, Dão Black, Magary Lord, Aloísio Menezes, Rallie, Irma Ferreira, Mestrinho e a cantora inglesa Nadine Caesar, já confirmaram a participação.
A live de lançamento da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos, que aconteceu em 27 de março teve grande repercussão. Um número significativo de pessoas pôde conhecer a realidade dos quilombolas, através da fala de Rose Meire dos Santos Silva, uma das líderes comunitárias do Rio dos Macacos. Essa notoriedade do evento, que teve a participação de vários políticos e artistas, motivou que um novo recurso da Defensoria Pública da União, contra a decisão que proibiu os quilombolas de acessarem o rio, fosse marcado para o dia 19 de abril, às 14h. Infelizmente, a audiência foi desmarcada.
Para o advogado Jailton Andrade, “a luta para mudar a decisão da justiça favorável à Marinha do Brasil é árdua, difícil e contínua. O objetivo da campanha “Eu quero água, eu quero peixe” representa a necessidade dos quilombolas em reconquistar o direito ao acesso à água do rio. Precisamos conseguir mais apoio e aliados. É possível mudar a história desse país”, completa.
Além da divulgação das camisas, produzidas pela Camisa da Latinha, o Pix (71983616940) da líder quilombola Rose Meire dos Santos vai ficar visível, para quem puder contribuir.
*SERVIÇO*
*O QUÊ*: Projeto Sextou no Quilombo
*QUANDO*: Sexta-feira, 07, 14, 21 e 28 de maio às 20h
*QUEM*: Tonho Matéria e Bia Maia
*ONDE*: Canal do Debate Petroleiro no Facebook e no YouTube

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *