Quem opta por viajar longos percursos sempre vai sentir algum desconforto físico. Tem solução para isso? Segundo o fisioterapeuta com foco em Saúde Integrativa, Sérgio Bastos Jr, tem si. E ele explica ainda que mesmo aqueles viajantes que aprendem a cuidar do corpo podem acabar tendo desgaste emocional, ou mesmo reações como ansiedade ou insegurança, que podem fazer com que se perca o mais especial da viagem, a aventura! Por isso, ele sugere algumas dicas para quem quer viajar se preocupações, que serão muito úteis para cuidar do corpo, da mente e do coração. Veja só:
- Cuidados com o corpo
Sérgio lembra que quem viaja longas distâncias, seja de carro, ônibus ou avião, precisa estar atento às respostas do organismo: “quando permanecemos parados em uma mesma posição por muito tempo, podemos sofrer com dores e mesmo com reações do corpo, como cãibras e formigamentos”. A solução? Segundo ele, fazer paradas estratégicas para se movimentar e fazer alongamentos, e inclua na sua rotina exercícios frequentes e que podem ser realizados em qualquer lugar. “Uma boa sugestão”, lembra Sérgio, “são os 5 exercícios tibetanos para rejuvenescimento, que são uma série de movimentos que trabalham todos os grupos de músculos corporais e ajudam na lubrificação das articulações”.
- Cuidados com a nutrição
Estar bem alimentado faz com que o corpo consiga se adaptar melhor às situações. Mas o fisioterapeuta explica que boa alimentação não significa estar sempre de barriga cheia: “o importante, nesse caso, é ingerir alimentos leves, mais naturais, e cuidar, claramente, do comportamento do seu organismo mediante a eles. Para quem viaja para outros países e visita novas culturas, provar da culinária local se torna um grande prazer. Mas ficar de olho nos ingredientes, especialmente se tiver alguma restrição alimentar, alguma alergia ou se o seu corpo não receber muito bem as novidades. Se observar é uma ótima iniciativa, nesses casos”, enfatiza.
- Cuidados com as emoções
Viajar pode estar na sua top list de coisas para fazer na vida, e esse pode ser o seu melhor momento – “se as suas emoções estiverem condizentes com ele”, reflete Sérgio. Quem viaja, especialmente com frequência, em longas distâncias ou resolve emendar uma viagem na outra, segundo ele, precisa estar aberto para o novo, saber lidar com imprevistos e trabalhar a ansiedade ou a insegurança, para não perder o melhor da viagem: “e como podemos fazer isso? Com exercícios simples de respiração e meditação, por exemplo. Meditar antes de viajar, para colocar o seu inconsciente a favor daquele projeto, é fundamental. Mas você também pode usar a meditação durante a viagem, parando alguns minutos por dia para fazer uma reflexão sobre as situações vividas, como seu corpo e sua mente estão se comportando ante elas e para silenciar um pouco, deixando fluir os pensamentos e ficando em atenção total ao momento”, finaliza.
Se você quer muito viajar, mas sente aquele aperto no peito ou seu coração começa a disparar só de pensar em viver tantas novidades, pode procurar ajuda antes de começar seu projeto, preparando seu emocional para tudo que virá. Sérgio lembra que, para isso, podem ser usadas técnicas como a Microfisioterapia, “que vai descobrir se você tem algum bloqueio físico causado por traumas vividos, e que pode atrapalhar a viagem, causando dores, por exemplo”; e o PSYCH-K, “que vai trabalhar suas crenças limitantes, desbloqueando seu emocional para viver as aventuras da viagem”. Afinal. começar uma nova aventura com saúde e mantê-la é fundamental.