Dicas de Gastronomia por Elíbia Portela
contato@elibiaportela.com.br

Pizzas Deliciosas

A Pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. No Brasil, foi criado O Dia da Pizza em 1985 e é comemorado em 10 de julho, porque foi a data do encerramento do 1° Festival da Pizza da Cidade de São Paulo. Hoje ela é um dos pratos preferidos dos brasileiros. Nápoles, na Itália, é chamada de capital mundial da redonda porque foi lá que surgiu a primeira pizzaria, em 1830, chamada Antica Port’Alba. Aliás, a cidade também tem o mérito de criar a famosa Margherita. A delícia surgiu para bajular o rei Umberto I e a Rainha Margherita durante uma visita à região. A ideia era fazer uma opção patriota e, por isso, utilizaram molho de tomates, queijo mussarela e folhas de manjericão, ingredientes com as cores da bandeira do país. A rainha adorou a criatividade , e esta leva seu nome até os dias de hoje. Uma alternativa mais saudável é apostar em massa integral, porque aumenta a quantidade de fibras, fazendo com que o carboidrato seja digerido lentamente. Se pretende perder peso, esqueça a ideia de acrescentar azeite. Apesar de ser um tipo de gordura que faz bem à saúde, cada grama tem 9 kcal. Quem não tem problemas com a balança pode usá-lo, mas sempre com moderação. Utilize queijos light e coberturas verdes. (rúcula, chicória ,brócolis, orégano, manjericão). A redonda chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos, provavelmente no bairro do Brás, em São Paulo, no início do século 20. Com 20% da preferência dos brasileiros, a pizza portuguesa ganha ainda mais adeptos entre os clientes com mais de 30 anos, assim como a marguerita . Entre os mais jovens, os sabores mais consumidos são frango com catupiry e calabresa. Deixo aqui para vocês, algumas sugestões de Massas e Recheios. Boa Sorte!

Massa Básica: 500g de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento biológico instantâneo, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo, ½ copo de iogurte natural, Água que baste. Ob. Parte desta água poderá ser cerveja. Modo de Fazer: Ponha a farinha na mesa e faça uma cova no centro. Aos poucos vá agregando os demais ingredientes e misturando-os com uma espátula. A princípio ficara uma farofa granulosa mas , a proporção que se coloca a água, ela vai umedecendo e resultará numa massa enxuta e homogênea. Sovar bem, batendo-a contra a mesa para que relaxe. Modele bolas e reserve-as num tabuleiro polvilhado com farinha de trigo por 20 min. Após descansar, estire cada bola em discos na espessura que desejar. Besunte a superfície com óleo e perfure com as pontas de um garfo. Por em forma apropriada para pizza e levar ao forno para que pre – asse. Depois dos discos pre – assados, é só usar recheios de sua escolha lembrando apenas que antes do recheio leva um pouco de molho de tomate como base, e que depois de recheadas volta ao forno para terminar de assar e gratinar. Sucessos!
Massa Italiana – Ingredientes , 250g farinhas de trigo. 1/2 colher de chá de sal, 1 tablete (15 g) de fermento de pão fresco ou 1/2 envelope (5 g) de fermento biológico seco,1/8 de litro de água morna (125 ml), 1/4 colher de chá de açúcar, 5 colheres de sopa de azeite oliva, Como fazer: Em uma tigela adicionar a farinha e misturar o sal, fazer um buraco no meio e reservar. Esquentar a água, sem deixar ferver. Dissolver o fermento de pão nesta água e adicionar o açúcar. Agregue esta mistura no meio do trigo, deixe descansar em um lugar morno por 30 minutos. Adicionar o azeite e trabalhar esta massa como se trabalha massa de pão, faça uma bola com a massa e deixe-a descansar uma hora em um lugar morno. Estire a massa em forma de disco, e recheie ao seu gosto. Use o recheio que desejar.
Massa de pizza integral – 1 ½ xícaras de farinha de trigo integral, ½ xícara de farinha de trigo, 1 colher sopa margarina light derretida, 1 xícara de água morna, 10 a 15 g de fermento biológico, Sal a gosto. Modo de fazer: Em um refratário, despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e, na sequência, metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando a mistura estiver homogeneizada, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha. Deixe descansar por 15 minutos. Espalhe na forma e coloque a cobertura que desejar.
Exemplo de Recheios: Frango com Catupiry – Frango coberto com catupiry, bacon e azeitonas. Mista – presunto, mussarela e tomate . Napolitana – milho, palmito, tomate, ervilha, azeitona, pimentão e mussarela. Portuguesa– presunto, bacon, ovos, cebola, mussarela, pimentão, calabresa, ervilha e azeitonas. Quatro Queijos – mussarela, catupiry, provolone e prato. Atum – atum, cebola, mussarela e azeitonas.