Projeto fomenta interesse dos alunos pela matemática

Estudantes do 6º ao 9º ano do Portinari participam da Maratona de Aprendizagens Matemáticas; projeto acontece há sete anos.

Incentivar o interesse pela Matemática e ampliar o acesso dos alunos a atividades que estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico são alguns dos motivos que levam professores a planejar concursos, maratonas, envolvendo-os no universo dos números e cálculos que tanto dialogam com o nosso cotidiano. Uma experiência que, há sete anos, vem apresentando bons resultados é a Maratona de Aprendizagens Matemáticas (MAM), do Colégio Cândido Portinari. Em sua 7ª edição, participam das atividades todos os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), com atividades teóricas e práticas aplicadas, pelo segundo ano, pela internet.

“É nosso desafio e objetivo mostrar para o aluno que estudar Matemática pode ser, sim, divertido, além de, claro, muito importante para seu desenvolvimento. Sem abrir mão de transmitir o conteúdo de forma consistente, com a MAM, até o vôlei, o basquete, o handebol, o futebol, a dança moderna e o baleado já entraram como dinâmica de ensino para estimular o adolescente na sua jornada de estudos. O aluno curte bastante, se envolve na brincadeira e o aprendizado daquele conteúdo é absorvido de forma leve, descontraída”, avalia a professora de Matemática há mais de 20 anos no Portinari, Ynez Soledade, e que promove a MAM ao lado dos professores Márcia Brito e Lucas Castro.

 

A dinâmica – A professora Ynez explica que, na Maratona de Aprendizagens Matemáticas, os alunos são distribuídos em equipes, com integrantes dos quatro cursos participantes (6º ao 9º ano). “Cada equipe tem um líder e um representante que interagem com o processo de organização da maratona”, acrescenta. As atividades neste ano, mais uma vez, devido à pandemia, serão realizadas on-line e fora do horário-aula. Os resultados valem pontos, individualmente e em grupo, para a II Unidade Escolar. Também estão inclusas aulas teóricas e interdisciplinares com temas da História da Matemática (Sistemas e Numeração; A História do Dinheiro; A História do Número Zero; e A 3ª Lei de Newton).

 

“Quem participa, não esquece! É como uma Gincana! É muito bom!”

 

Estudar a disciplina por meio da MAM tem sido uma experiência singular para alunos como Clara Beatriz Costa e Camille Araújo, ambas do 9º ano, e Thiago Luna, da 3ª série. Eles são unânimes em ressaltar o ganho que se tem com a partilha do conhecimento na interação com alunos de outras turmas, além de o projeto contribuir para uma maior e melhor aproximação com a Matemática. Thiago participou das quatro edições, Camille e Clara Beatriz estão, esse ano, em sua quarta participação, e relatam como o projeto lhes motivou, inclusive, a participar de Olimpíadas como a OBMEP e a Canguru de Matemática, de alcance nacional e internacional.

“A Matemática está presente na solução de desafios importantes da humanidade, desde as situações do dia a dia, até a sua contribuição para o avanço das engenharias, da informática, da medicina entre outras áreas científicas e tecnológicas. É uma felicidade quando ouço de ex-alunos que já vivenciaram esse projeto, o quanto essa experiência os ajudou em vários momentos da vida escolar do Ensino Médio, aplicando conteúdos dessa disciplina que aprenderam quase que brincando”, recorda a professora Ynez.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *