*Elíbia Portela (contatoelibiaportela@gmail.com / Instagram – @elibia _portela)

Este é o nome do Programa de Culinária, apresentado por mim há 36 anos, comemorado  dia 08-03-2019. São anos de dedicação em respostas aos carinhos e  apoios que tenho recebido de todos vocês! Começou  em 1983, na extinta TV Itapoan  onde ficou por 12 anos, diariamente fazendo parte do almoço de todos ao meio dia. Em 1995, passou   a ser transmitido  através das câmeras da TV Bandbahia até os dias de hoje, acontecendo aos Sábados e Domingo as 06:00hs da manhã. Saibam que, me sinto  honrada em permanecer na ativa, e que agora, após os desenvolvimentos tecnológicos , e muitos estudos, tenho bagagem para mais 36 aninhos,  se Deus assim permitir , e se esse calor humano emanado por vocês, continuar aquecendo as minhas panelas !  GRATIDÃO! Deixo aqui,  algumas receitas aviadas anos atrás…Recordar não é Viver? Então bora…

Bacalhau com Natas (Essa foi a primeira receita que fiz na TV dia 8 março 1983 no Programa mulher Total).

Ingredientes: 1kg de batatas cortadas em palitos e pré fritas em bastante óleo quente ,4 postas de bacalhau demolhado, (aferventado e desfiado), 6 cebolas cortadas em rodelas finíssimas, 50 ml de azeite de oliva, 1 pitada de pimenta branca em pó, 1 litro de leite,  2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher de sopa de amido de milho, noz-moscada, 2 xícaras de nata (creme de leite), queijo ralado, sal.

Como fazer: frite as batatas em óleo não muito quente, de forma a deixá-las mais cozidas que fritas. Colocar sobre papel absorvente para perder o excesso de óleo. À parte, cozinhar as postas de bacalhau {1kg), no vapor e, em seguida, desfaça-as em lascas. Refogue as cebolas no azeite até estar mole e transparente. Juntar o bacalhau puxando com um garfo e tempere com a pimenta branca a gosto. Deixe refogar lentamente. Reserve. À parte, faça o molho branco, levando ao fogo uma panela com o 800 ml de leite, manteiga, sal e noz moscada. Tampar e aguardar que ferva. Enquanto isso, combine a farinha, amido, queijo ralado, gemas e o leite restante. Despeje-os na panela que está com o leite a ferver, misturando bem com uma espátula para formar um creme. Ferve ainda por 1 minuto. Reserve para amornar e juntar as natas. (creme de leite).

Montagem: Em um refratário amanteigado arrume camadas assim: Batatas semi fritas, bacalhau refogado com as cebolas, novamente batatas e o molho branco com natas. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até estar gratinado.

Talharim aos 4 queijos

Ingredientes: 300g de Talharim, 1 colher (sopa) de sal, 1 fio de azeite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1/2 xícara (chá) de leite, 1 caixinha de creme de leite, 1 picada de noz-moscada, 50 g de queijo prato ralado, 50 g de queijo provolone ralado, 50 g de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola amassado.

Modo de Fazer: Rale os queijos em um ralador na parte grossa e reserve. O gorgonzola em temperatura ambiente deve ser esmagado com um garfo. Cozinhe a massa Al dente e escorra. Enquanto o macarrão cozinha, derreta a manteiga, junte o creme de leite , o leite e a noz – moscada. Misture bem até ficar homogêneo e sem ferver. Acrescente os queijos ralados, mexa até derreter e retire do fogo. Junte tudo à massa, misturando bem com o auxílio de dois garfos. Sirva em seguida.

 

Olho de Sogra

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 coco pequeno ralado fino, 2 gemas passadas por peneira, 1 colher (sopa) de açúcar baunilhado, 1 colher (chá) de manteiga sem sal, 400g de ameixas-pretas sem caroço cortadas ao meio, açúcar cristal para polvilhar.

Modo de Fazer: Combine em uma panelinha antiaderente, o leite condensado, o coco ralado, as gemas peneiradas, açúcar baunilhado e a manteiga.  Levar ao fogo brando misturando sempre até ameaçar soltar da panela. Transfira para um prato amanteigado e deixe esfriar por 30 minutos. Modele docinhos no formato de croquetes e complemente com meia ameixa, passe em açúcar cristal e coloque em forminhas de papel. Sucesso!

Bolo de Carimã (Mandioca ralada e fermentada)  

Ingredientes: 1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado, 100g de manteiga , 3 ovos,  3 xícaras de chá de carimã lavada e espremida (puba),  200 ml de leite de coco, 200ml de leite de vaca e uma pitada de sal.

Modo de Fazer: Bata em creme claro, o açúcar, manteiga, e gemas. Junte a carimã já misturada com o sal, e vá alternando com os leites, misturando-os delicadamente.  Transferir esta massa para uma forma amanteigada e polvilhada com açúcar granulado. Assar numa temperatura de 180 graus por mais ou menos 60 minutos. Desenforme ainda morno. Delicioso

                                  

Pudim de Caramelo

Ingredientes: CARAMELO: 1 xícara (180 g) açúcar, 1/2 xícara de água. Para o Pudim: 8 ovos, 2 latas de leite condensado, 2 xícaras de leite de vaca.

Modo de fazer: Leve ao fogo o açúcar com a água mexendo sempre até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe que chegue ao ponto de caramelo e, com uma colher, espalhe bem em uma forma de pudim. Reserve. No copo do liquidificador, ponha os ovos, o leite condensado, e o leite de vaca. Bata bem e passe para a forma caramelizada. Cubra a forma com o papel de alumínio e leve ao forno em banho-maria por 50 minutos, retirando o papel e aguarde que doure. Deixe esfriar e leve à geladeira. Desenforme e decore com algumas ameixas em calda.

 

Contatos: Instagram – @elibia _portela