Pilates reduz o estresse e ajuda a melhorar postura

O pilates é uma prática bem conceituada e com benefícios comprovados. Em um primeiro momento, parece simples e pouco exigente. Mas quando começa a ser praticado, se percebe que é muito mais do que isso. O pilates exige concentração, equilíbrio e uma boa dose de flexibilidade. A realização dos movimentos envolve a promoção do fortalecimento e a reabilitação do corpo. “Além de todos os benefícios para o corpo, o pilates também libera hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness. O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, têm origem na yoga e na medicina tradicional chinesa.

Entre os benefícios do pilates, está a capacidade de reduzir o estresse e a melhora na postura, pois a atividade ajuda no fortalecimento muscular e, consequentemente, no alinhamento postural daqueles que o praticam. Embora respirar seja algo involuntário, a verdade é que boa parte de nós não sabe como fazer isso da forma correta. Assim, podemos nos sentir cansados e ter sintomas como dores de cabeça. Com o tempo de prática, o pilates ajuda na consciência corporal e aprendizado da respiração adequada. Além disso, melhora a flexibilidade, promovendo um alongamento progressivo e uma consequente diminuição de dores por tensões, comuns em regiões como o pescoço e os ombros; e ajuda no fortalecimento muscular. “Mesmo não sendo igual à musculação, o pilates é excelente para ajudar a fortalecer os músculos a partir de atividades feitas. Você ganha força, ainda que a hipertrofia não seja alcançada com essa atividade”, acrescenta o especialista da Rede Alpha Fitness.

O pilates ainda previne lesões, melhora o desempenho físico, aumenta a disposição e previne doenças crônicas, como o diabetes. “Todas as pessoas, independentemente da idade, podem praticar. O único ponto de atenção é que, caso apresente alguma condição especial, o profissional que está orientando a atividade deve ajustar a prática para a necessidade do praticante”, finaliza.