A Obrigado, marca baiana de água e produtos à base de coco, acaba de receber mais uma certificação de caráter sustentável. Dessa vez, foi a fazenda Obrigado 1, localizada em Esplanada (BA), que garantiu o Prêmio Fazenda Sustentável, certificação da revista Globo Rural considerada referência em sustentabilidade agropecuária. O evento da entrega da premiação aconteceu no dia 04/12, em São Paulo.
A fazenda Obrigado 1 foi uma das três escolhidas pelo júri composto por especialistas em agricultura sustentável, que analisou as práticas da unidade e sua entrega socioambiental, além de aspectos positivos de governança e diversidade de produção.
Esse é o terceiro certificado de sustentabilidade que a cia recebe somente nesse ano. Em julho, a Obrigado passou a participar do movimento B Corp, rede global de empresas e organizações que unem crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Para ser classificada como uma empresa B – “Benéfica”, a companhia foi voluntariamente avaliada pela organização sem fins lucrativos B Lab (EUA) em mais de 180 fatores, que abrangem desde análise dos prédios corporativos – o quanto são ecologicamente corretos -, a forma como os colaboradores são tratados, até a transparência apresentada no relatório corporativo.
E, em dezembro, conquistou o 1º lugar no Prêmio Indústria Baiana Sustentável por se destacar na implementação de atividades que contribuem para melhoria contínua de seus processos, por meio do aumento de produtividade, com menos recursos, impactos negativos para o meio ambiente e maior competitividade no mercado globalizado, em alinhamento com o conceito de sustentabilidade.
Para o CEO da Obrigado, o sucesso da nossa marca não está associado apenas à qualidade e pureza dos produtos, mas sim ao respeito às pessoas e ao meio ambiente. “Nossas práticas são alinhadas com o que acreditamos e temos orgulho de cumprir voluntariamente tudo que é reconhecido não só pelos órgãos competentes, como também pelos nossos consumidores”, afirma Roberto Lessa, CEO Global do Grupo Aurantiaca, dono das Fazendas Obrigado e da Frysk, fábrica que produz todos os produtos da marca.