Mães que empreendem: 75% montam negócios após a maternidade

Pesquisa realizada pela RME (Rede Mulher Empreendedora) em 2016,  comprovou o que já era observado no mercado: 75% das mulheres resolvem empreender após a maternidade. Apenas na classe C o número sobe para 83%. O estudo mostra que oempreendedorismo feminino no Brasil ganhou força nos últimos anos. A pesquisa ainda aponta os obstáculos enfrentados por essas mulheres e busca definir um perfil das empreendedoras. A pesquisa revela ainda que 68% trabalham em casa e 41% começaram o seu projeto sem acesso a crédito, apenas com o capital que tinha. Entre os principais motivos para o empreendimento entre elas estão a possibilidade de se trabalhar com o que gosta, a versatilidade de horário e a busca por uma renda melhor para sua família.

Bia Mac, 39 anos, após emagrecer 22 quilos com um método desenvolvido por ela mesma, a coach de saúde e emagrecimento resolveu ministrar o seu projeto fitness para inspirar outras pessoas. O empreendimento de Bia é domiciliar, ela se disponibiliza para ir à casa das clientes para passar o Método Vivendo Fit que, segundo a própria, não é a base de dietas restritivas e sim com exercícios objetivos para alcançar a meta do emagrecimento.

Não sendo somente a Bia que é mãe e buscou esse caminho do empreendedorismo como diversas outras mamães estão nessa busca de ter o seu próprio negócio. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE identificou que, em 2018, pouco mais de 50% das empresas no Brasil foram criadas pelo público feminino.

Outra empreendedora que seguiu por esse caminho foi a Natalia Nascimento, dona de uma clínica de estética com o seu nome localizada na Zona Norte do Rio. A profissional tem um filho, João Paulo, de 6 anos de idade. Segundo a esteticista e mãe, ela organiza um esquema com metas para dar atenção que envolve as quatro questões: ser mãe, empreendedora, doméstica e vida de casada. Ela explica que com uma organização das tarefas, bem divididas, é possível tudo ficar mais fácil. A clínica Natalia Nascimento Estética e Beleza teve o seu início em janeiro de 2018, e desse tempo para cá a proprietário do espaço vem lucrando, inclusive aumentando o espaço do centro estético.

Maternidade e empreender são grande desafios e exigem muita disciplina, é necessário conhecer aa si mesmo e habilidade de gestão, segundo explica Sabrina Espíndola, que é mãe, coach e CEO da empresa Hub Innovation Talent.

“Costumo dizer que fazer a gestão de casa é a mesma lógica da gestão da empresa. Portanto, ao desenvolver a habilidade de gestão estratégica poderá usar ao seu favor em tudo”, diz Sabrina.

Para a coach de planejamento estratégico, quando a vida pessoal e profissional já estão definidos, há maiores chances de construir os seus valores, saber o que não abre mão e cria a sua hierarquia de prioridades para saber dizer não para o que não agrega tanto na sua vida.

5 passos para ajudar nessa jornada dupla de mãe e empresária

Para auxiliar as mães que vivem simultaneamente a vida de empresária e encontram alguma dificuldade no caminho, a coach Sabrina dá cinco passos para resolver esses problemas.

  1. Propósito

Nessa primeira etapa é sempre importante pensar no que é boa, no que faz de bem e qual será a estratégia para usar isso ao seu favor.

Maternidade: que perfil de mãe ideal você deseja ser para os seus filhos?

Empreendedora: qual será a solução que terá para o principal problema dos seus clientes?

  1. Relacionamento

Maternidade: quais serão os momentos memoráveis e positivos com sua família parta que essa relação tenha mais emoções positivas do que negativas.

Empreendedora: como vai cativar o seu cliente e mantê-lo fiel?

  1. Vender | Negociar

Maternidade: como irá vender a ideia para a sua família que a relação precisa ser ganha-ganha. Para isso acontecer precisa da parceria de todos na gestão da casa como as compras, limpeza e toda a rotina familiar. Além de negociar o tempo de qualidade que usará para os afazeres domésticos e bem estar com a família.

Empreendedora: quando a venda será realizada dentro da sua agenda? Como conciliar a agenda para que isso aconteça?

  1. Financeiro

Maternidade: algumas pessoas ainda acreditam que essa gestão financeira não é para mim. Porém, se deseja ter sucesso, comece a mudar o seu mindset, mentalidade, e a pensar que é importante sim para ter a sua liberdade financeira. Então, entenda qual é o seu orçamento familiar, os custos essenciais e os investimentos que farão para realizar os sonhos familiares.

Empreendedora: ter a gestão financeira é fundamental para saber se o negócio está sendo lucrativo, aonde deve investir e o que precisa mudar ou economizar.

  1. Agenda produtiva

Maternidade: assim como em uma empresa devemos ter o nosso planejamento anual de vida pessoal para conseguir fazer a gestão dos dois planejamentos. Ao fazer uma agenda produtiva você inclui as prioridades dos seus dois papéis e não fica em desequilíbrio.

Empreendedora: elabora um planejamento anual com as estratégias da companhia, objetivos e metas para conseguir acompanhar se está no caminho certo e o que precisa mudar para acelerar os resultados.

Para a consultora de imagem, Bruna Coutinho, ser mãe e ter seu próprio negócio é um desafio diário. A administração do tempo, a disciplina a perseverança e a calma, são fundamentais para equilibrar trabalho, família e casa. Ela diz que procura envolver o filho nas tarefas cotidianas da casa, para fazerem juntos o que é possível para a faixa etária dele.

Outro ponto que Bruna relata é que ela evita iniciar um trabalho que não possa ser interrompido para conseguir dar atenção devida tanto ao filho quanto ao trabalho. Ambos precisam de atenção e dedicação.

Nos horários que o pequeno está em casa e acordado, Bruna é mãe. Como o filho fica período integral no colégio, ela consegue conciliar bem a realidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *