MÃES EMPREENDEDORAS: DESAFIO EM EQUILIBRAR A ROTINA DO NEGÓCIO COM OS CUIDADOS MATERNOS

Aliar a jornada empreendedora e de mãe já é um desafio em tempos normais, e para muitas mulheres equilibrar os dois papéis durante a quarentena tem se tornado ainda mais complicado. Com os filhos em tempo integral dentro de casa, muitas precisaram readaptar seus horários e rotinas para dar conta da gestão do negócio e dos cuidados maternos.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-Bahia), Eleine Passos, os hábitos e necessidades diárias mudaram e cada mãe precisa gerir seu tempo e demandas de acordo com a sua realidade. “O primeiro passo é entender que estamos em um momento atípico e não se cobrar demais. Eleger prioridades e horários para o dia que contemplem objetivos do negócio e tempo com os filhos, cuidados com a casa, etc. O segredo é não criar uma lista imensa de afazeres e entender que alguns dias serão mais produtivos que outros”, ressalta Eleine.

Mãe de Anthony, de 2 anos, Jaqueline Oliveira conta que durante essa fase de isolamento o tempo para se dedicar à empresa de contabilidade Melo e Oliveira Perícia e Serviços Contábeis, acabou diminuindo um pouco, as noites de sono também reduziram porque o dia acaba se alongando para dar conta de todas as atividades. “Mudou tudo, menos o amor. Antes ele ia para escola, agora fazemos as atividades em casa e eu faço o máximo para resolver tudo por ligação e videochamadas durante o dia, enquanto ele dorme ou assiste algum desenho. À noite trabalho madrugada adentro para resolver as questões operacionais.” Mesmo com todos os desafios Jaqueline destaca que tem sido muito bom passar mais tempo com seu filho, fazer as refeições juntos e as atividades escolares.

Sócia da empresa Green Edifica Consultoria, a engenheira Diana Paes afirma que o fechamento das escolas e o isolamento total dos avós foi o que mais refletiu na sua rotina como mãe de Amanda, 3 anos. “Trabalho à distância já era realidade para mim, mas nesse cenário precisei me reorganizar e dividir as responsabilidades com o pai. Como mãe, tenho aproveitado para ver o lado positivo de dedicar mais tempo à minha filha, que completa 4 anos esse mês”, afirma Diana que destaca ainda ter sofrido uma queda na procura dos clientes, mas segue confiante que o mundo pós-pandemia valorizará mais a sustentabilidade.

Conversar com a família e com os próprios filhos é imprescindível para organizar melhor a rotina, segundo a Diretora de Desenvolvimento da AJE, se a criança já tem idade para compreender é importante deixar claro que mesmo em casa a mamãe estará trabalhando em determinado horário. “E para aquelas que tem outro membro da família para dividir os cuidados com o filho e a casa vale fazer um acordo na divisão de responsabilidades”, conclui Eleine Passos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *