J. Velloso e Recôncavo Experimental – Iê, Saudade

O compositor, cantor e produtor musical J. Velloso e a banda Recôncavo Experimental, ambos de Santo Amaro, recentemente têm estreitado as relações e isso deu origem ao projeto J. Velloso e Recôncavo Experimental. Essa parceria já resultou no lançamento de “Vida Chula” e “Santo Antônio 2.0”, dois singles que propõe a intervenção de elementos sonoros da música contemporânea no samba chula da região, mais conhecido como samba de roda.

O próximo resultado dessa parceria entre J. Velloso e o Recôncavo Experimental é a música “Iê, Saudade”, composta por Gustavo Caribé (idealizador do Recôncavo Experimental) e J. Velloso. Essa canção, diferente dos outros lançamentos, não se baseia na clave tradicional do samba chula, mas sim em um sentimento melancólico ligado a saudade mais direcionada à cidade de Santo Amaro, onde todos envolvidos no projeto têm familiares e amigos, e, por causa da do isolamento social provocado pela pandemia do Corona Vírus, estão afastados.

O título da música vem da expressão “iê”, usada popularmente na capoeira. A música tem uma clave de percussão bem definida, inspirada em ritmos de candomblé, e soa como um mantra. É uma canção feita baseada nas recordações e sentimentos de tempos vividos em Santo Amaro, e cita festas e manifestações culturais da cidade.

Premiado pela 8ª Edição do Calendário das Artes 2020, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o clipe de “Iê, Saudade”, dirigido e produzido por Mirella Medeiros (produtora do projeto), é um plano sequência da viagem de carro de Salvador à Santo Amaro, desde a saída da garagem em Salvador até a chegada na frente da Igreja Matriz de Santo Amaro, localizada na praça central da cidade. No clipe, durante o percurso da viagem, lembranças vão se revelando à medida que versos da música vão sendo cantados.

Idealizada pelo baixista Gustavo Caribé, sobrinho de Roberto Mendes, a banda Recôncavo Experimental nasceu da ideia de experimentar a mistura das as diversas variantes musicais com a tradição do samba de roda, influenciado pelos mestres João do Boi, Alumínio, Roberto Mendes e Raimundo Sodré. Inovando a cada apresentação musical com diversas formações e arranjos que trazem uma combinação de todas essas vivências, o grupo tem como marca uma sonoridade legitimamente baiana, que traduz e fortalece a identidade musical brasileira. O grupo traz em sua bagagem novas texturas e distorções, dentro de um novo contexto na música popular brasileira, a partir da pesquisa e influência do comportamento musical do Recôncavo, em especial, de Santo Amaro. O “Recôncavo Experimental” é uma tradução moderna das chulas do Recôncavo da Bahia sem ferir a oralidade, que é a essência desse trabalho.

 

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