Já teve início as inscrições para 40ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê. As candidatas ao título de Rainha do Ilê Aiyê 2019 devem ter entre 18 e 30 anos e podem se inscrever tanto através do site www.ileaiyeoficial.com como presencialmente, na sede do bloco (Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu). O concurso abre inscrições ás vésperas de o Ilê Aiyê completar 45 anos, próximo dia 1º de novembro.

Em 2019, o evento, que é um dos mais tradicionais do verão de Salvador, acontecerá no dia 16 de fevereiro. As interessadas terão até o dia 21 de dezembro para candidatar-se ao concorrido título de Deusa do Ébano. A pré-seleção irá acontecer no dia seguinte, 22, às 14 horas, na Senzala do Barro Preto.

Seja virtualmente ou presencialmente, as candidatas devem apresentar foto 3×4 ou corpo inteiro, sendo que não serão aceitas fotos em trajes de praia ou roupa íntima. As que optarem por fazer a inscrição na sede do Ilê, devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

A Noite da Beleza Negra é uma festa de celebração e exaltação da beleza da mulher negra, quando é eleita na Deusa do Ébano, que reina à frente do bloco durante todo o ano, principalmente no Carnaval. O tema do Ilê para o Carnaval 2019 é “xx”, que será apresentado oficialmente na festa de aniversário de 45 anos do bloco.

A festa de aniversário do mais antigo bloco afro do Brasil será na Senzala do Barro Preto com o comando da Band´Ayiê e Daniela Mercury e participações dos blocos afro Malê, Muzenza, Olodum e do cantor Gerônimo Santana.