Inovar é uma necessidade e por meio dela é possível encontrar soluções que podem transformar seu portfólio em novas opções. Através dela, potencialize sua competitividade e resultados por longos períodos.
Empreender já possui a gloriosa característica de arriscar. É comum quando buscar algo novo errar. Por isso, utilizar ferramentas para “olhar antes de saltar”, o conhecido design de concepção, traz a experiência de entender o que de fato se encaixa, possibilitando desenhar os novos processos a partir de um planejamento que alcance os fatores e condições que podem dificultar a implementação esperada.
O posicionamento analítico diante da nova perspectiva promove a certeza do que estar por vir, considerando os aspectos externos que diariamente alimentam a organização com informações. Acreditamos que a estratégia prescritiva possibilita a formulação simplificada e diretiva.
Mas a pergunta crucial no mercado atual é: o que fará a diferença na vida do seu cliente?
A sua empresa consegue visualizar no seu portfólio quais são os criadores de ganhos e os analgésicos para aliviar ou tratar definitivamente as dores do seu cliente?
A competência essencial para o processo acontecer é a empatia e aqui vão algumas sugestões:
- Compreenda o que fazer;
- Apoie e planeje para o agora;
- Minimize o impacto dos possíveis desvios. Humanize as soluções ;
- Promova a recuperação em tempo hábil com a atenção devida;
- Faça durar a sensação de dever cumprido e atinja a satisfação.
A inovação ou ausência dela determina as regras do jogo da competição. Ela acaba sendo reflexo da sua estratégia e geralmente nasce quando surge um problema ou a partir dele elege-se grandes perguntas que direcionarão o exercício prático da inovação.
A sua empresa possui uma cultura voltada para busca constante por inovação? O seu time consegue visualizar possíveis soluções diante do executado com menos esforço, garantindo assim, o ganho perceptível na sua entrega.
Observe ao seu redor e logo irá perceber o quanto de inovação consome em questões de segundos. Esteja aberto ao novo que em questão de minutos se tornará velho.
Exercite a prática do porquê? E quando surgir problemas, trace um novo olhar para as oportunidades que esta ocorrência pode lhe proporcionar. A solução deste problema pode se transformar em inovação e melhoria em seus processos.
E agora? Vai encarar seu próximo problema de outra forma? O problema atual pode ser a mais nova inovação dos seus negócios.
Raquel Macedo
Especialista em Experiência do cliente.
Atitude Consultoria