Arte. História. Fé. Devoção. Em oficinas rústicas montadas em casas simples de Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, mãos ágeis e firmes trabalham o barro e dão vida a esculturas de santos católicos que misturam o barroco e o rococó.  Para celebrar essa tradição, o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, recebe de 8 de novembro a 2 de dezembro, a exposição Artesãos da Fé. A mostra conta com peças assinadas pelos mestres santeiros Rozalvo Santanna, João Santanna e Emanoel Ismarques e tem curadoria de Simone Trindade.

A exposição reúne mais de 40 esculturas. Em 2004, Maragogipinho foi considerado o maior centro cerâmico da América Latina ao disputar o Prêmio Unesco de Artesanato, no Caribe. “Expor as peças é uma maneira de dar visibilidade a esse trabalho manual, celebrar a cultura popular e valorizar nossa riqueza cultural”, avalia Simone Trindade.

Na exposição, ganham destaque as imagens de São Cosme e Damião, Santa Bárbara e São Miguel Arcanjo. Os visitantes poderão comprar as peças. O resultado financeiro das vendas será integralmente repassado aos artesãos.

Serviço

O que: exposição Artesãos da Fé

Quando: 8 de novembro a 2 de dezembro

Funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h

Onde: Museu da Misericórdia – R. da Misericórdia, nº 6, Centro Histórico de Salvador

Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).