EXCLUSIVA: Câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce

Com a aproximação das ações do Outubro Rosa, o médico Ionei Gois fala, em entrevista exclusiva para o site Bahia Social, dos principais pontos a serem esclarecidos sobre o câncer de mama. Confira!

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Quais fatores podem ser apontados como causadores ou colaboradores para o surgimento da doença? Agrotóxicos presentes nos alimentos estão entre eles?

 

Dr. Ionei Gois – O câncer de mama é considerado o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo e a causa mais frequente de morte por câncer neste grupo. Em 2018 foi responsável por cerca de 2.1 milhões de casos novos. No Brasil apresentou em 2018 uma taxa de mortalidade de 13 óbitos / 100.000 mulheres.

Os fatores potencializadores são variados, desde modificáveis até não modificáveis, tais como idade (acima de 50 anos é mais comum), fatores endócrinos e reprodutivos (primeira menstruação precoce, menopausa tardia, mulheres nulíparas – nunca engravidaram, e uso reposição hormonal em algumas situações especiais), fatores comportamentais (consumo de bebidas alcoólicas, sobrepeso, sedentarismo), fatores genéticos (mutações em genes, os mais conhecidos BRCA 1 e 2) e histórico familiar de primeiro grau de câncer mama e/ou ovário.

 

Como prevenir, indo além do autoexame? Qual profissional deve ser procurado inicialmente?

 

Dr. Ionei Gois – A base preventiva tem como pontos primários a intervenção em fatores que podemos modificar através da manutenção de peso corporal adequado, prática de atividade física regular, alimentação saudável e redução do consumo de bebidas alcoólicas. Além da prevenção secundária, através da mamografia como exame de rastreamento, conforme indicação. A avaliação clínica inicial pode ser feita por qualquer médico, desde que o paciente manifesta suas queixas e caso encontre algo suspeito deve-se encaminhar estas pacientes ao mastologista, profissional habilitado ao cuidado específico das mamas.

 Exames como ultrassonografia de mama e mamografia são indicados a mulheres a partir de qual faixa etária e de quanto em quanto tempo?

 

Dr. Ionei Gois – Antes de mais nada é importante que fique bem claro que o exame de rastreio para câncer de mama é a mamografia, a qual deve ser realizado a partir dos 40 anos, como regra geral para todas as mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, sendo realizado a partir de então, anualmente. A ultrassonografia é um exame complementar à mamografia em casos de dúvidas ou para situações específicas avaliadas individualmente.  Não existe uma idade tida como ponto de corte, a partir da qual devemos iniciar a realização de ultrassonografia das mamas para a mulher, mas como regra geral,  mulheres abaixo dos 30 anos, este vai ser o exame de rotina para avaliarmos a mama de jovens ou com alguma queixa mamária.

 A possibilidade de recuperação de mulheres com câncer de mama é alta. Mas o que deve ser feito para que a doença não reincida?

 

Dr. Ionei Gois – O câncer de mama é uma doença dita como “potencialmente curável” quando do seu diagnóstico em fases precoces, o que justifica o rastreio anual a partir de idades consideradas de maior risco ao seu desenvolvimento. O prognóstico da doença (como evoluirá após tratamento) depende de inúmeros fatores que envolvem desde a fase da doença, se inicial ou avançada, assim como as características do tumor.

Infelizmente não há como dizer que o câncer nunca mais irá reincidir, o que podemos afirmar é que a mudança do estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis vão ser os maiores aliados na  redução dos casos de recidiva (reaparecimento da doença) ou surgimentos novas doenças crônicas que envolvem não só o câncer,  mas hipertensão,  diabetes, dislipidemia dentre outras.

 

Fonte: Dr. Ionei Gois – CRM 24852 – é médico ginecologista, obstetra e mastologista, com formação em medicina pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Suas residências

  • Ginecologia e obstetrícia: no Hospital Geral Roberto Santos;
  • Mastologia: no Hospital São Rafael.

Atuando há quase uma década nas principais clínicas e hospitais da cidade de Salvador e Interior da Bahia.

Redes Sociais: @DrIoneiGois

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Toda mulher tem aquela preocupação em saber quando e por onde começar o cuidado com as mamas, afinal de contas ter um mastologista acompanhando-a faz parte da atenção integral à sua saúde. Por isso, hoje vamos aproveitar para falar do exame de ultrassonografia mamária, este é o principal método de imagem AUXILIAR à mamografia e ressonância das mamas. Assim como todos os outros métodos, tem suas indicações específicas. É o primeiro exame de imagem a ser realizado em mulheres com menos de 30 anos, sem fatores de risco. Tem como grande vantagem ser simples, sem riscos significativos a paciente e, quando bem realizado consegue nos dar uma boa segurança. Vale ressaltar também, sua importância na avaliação de mamas densas (com muito tecido fibroglandular – o tecido mamário), como método complementar na detecção de lesões ocultas na mamografia. Além de servir como guia para a realização de procedimentos invasivos e na investigação de lesões mamárias, como punções e core biopsy. Se você tem alguma dúvida procure um mastologista, ele é o profissional habilitado a cuidar da saúde das mamas!! #mamografia #saúdedamulher #mastologista #usgmama #DrIoneiGois

Uma publicação compartilhada por Dr. Ionei Gois (@dr.ioneigois) em

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *