Ela vai muito além de vestir-se na última moda
“A primeira impressão é a que fica” é um ditado verdadeiro, e essa impressão pode ser decisiva. Porém, ela não é tudo. Após a primeira impressão precisamos nos manter interessantes.
“Nós avaliamos e somos avaliados em, no máximo, 30 segundos, sendo que 55% dessa avaliação se baseia em nossa expressão facial, 38% em nosso tom de voz e 7% em nosso conteúdo” conta Ilse Gaedke, consultora de imagem e estilo, CEO da Lillys Consultoria. Depois destes 30 segundos iniciais quando somos apresentados a alguém, normalmente, segue-se uma conversa e é o momento de mostrar-se como alguém realmente interessante.
Segundo Ilse, há 5 coisas às quais devemos prestar atenção para termos nossa imagem pessoal em alta tanto na primeira, quanto nas demais impressões.
- Tenha um perto de mão firme, mas não rude;
- Ouça com atenção, esteja realmente interessado em seu interlocutor;
- Olhe nos olhos, não desvie o olhar enquanto conversam;
- Não use perfume em excesso, ele deverá ser sentido apenas por aqueles que se aproximarem muito de você;
- Não gesticule exageradamente, faça movimentos suaves e sutis.
Ao interagir com os demais, deve-se ter em mente que estes irão lembrar-se de você pela forte impressão que causou. Essa impressão precisa ser positiva e não negativa. Se vista com parcimônia, sempre de acordo com seu estilo, e siga as regras de etiqueta.
“Por fim lembre-se de sorrir, um sorriso aproxima e quebra inúmeras barreiras”, finaliza a consultora.