COMO FUNCIONAM OS TESTES PARA O DIAGNÓSTICO DA COVID-19

Não são apenas os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus ou as formas de prevenção que vêm provocando dúvidas na população, questões ligadas aos tipos de testes para a confirmação da doença também. Atualmente, dois métodos existentes podem identificar se uma pessoa está infectada: através do PCR (Reação em cadeia da polimerase) ou por sorologia.

Muitos defendem o uso dos “testes rápidos” para se detectar a Covid-19, visto que os resultados podem ser dados em até 20 minutos, ampliando, desta forma, a quantidade de pessoas infectadas em isolamento. Para estes casos, utiliza-se o método de sorologia, com base na coleta de sangue do paciente. Com as amostras em laboratório, é observada a presença de dois anticorpos: IgG e IgM, que são as defesas produzidas pelo organismo para combater o vírus.

“Os órgãos de saúde tem sugerido cautela na utilização dos testes rápidos, uma vez que o organismo leva cerca de 08 dias para produzir os primeiros anticorpos (IgM), a partir do momento em que o paciente teve contato com o vírus. E apenas após 14 dias, os anticorpos IgG são encontrados”, destaca o médico geneticista e assessor científico do DNA Laboratório, Diego Miguel.

A outra maneira de detectar a doença é através dos testes de biologia molecular ou testes PCR (Reação em cadeia da polimerase), quando é feita a busca pelo RNA do vírus no organismo humano. Esse tipo de verificação leva mais tempo para obtenção do resultado, mas em contrapartida, pode ser feito a qualquer momento e fornece uma resposta mais segura do que o teste rápido.

“No atual cenário da pandemia, o ideal é que a existência do vírus no organismo seja identificada o mais breve possível, logo que surjam as primeiras suspeitas, para que se iniciem as medidas de isolamento e de monitoramento do estado de saúde do paciente, evitando eventuais agravamentos. Isso vale para toda a população, já que estudos mostram que a maioria das pessoas terão sintomas leves ou, até mesmo, serão assintomáticas”, reforça Dr. Diego.

DRIVE-THRU

O DNA Laboratório vem realizando testes para Covid-19 em suas unidades na Pituba e no Horto Florestal, na capital baiana, e em Camaçari. Utilizando a técnica PCR, o laboratório entrega o resultado até 48 horas após a coleta. “Por sermos especialistas na área de genética, possuímos toda a estrutura de análise destes materiais em Salvador e conseguimos realizar centenas de testes por dia, otimizando a entrega do resultado dos nossos pacientes”, explica a dona e responsável técnica pelo DNA Laboratório Drª Betania Toralles.

A fim de evitar exposições de clientes e equipe, o laboratório realiza a coleta no modelo drive thru. O teste pode ser realizado por alguns convênios ou de forma particular (sem convênio) e pode ser dividido em até 6x nos cartões de crédito. Sua execução é feita com toda a segurança, atendendo aos mais elevados padrões de higiene e proteção.

Os pontos de coleta para o exame COVID foram ampliados.

Seguem abaixo os horários e locais de atendimento:

Salvador:

DRIVE-THRU UNIDADE Pituba – Av. Paulo VI, 179: Todos os dias de 7h30 às 16h / Sábado 7h30 às 11h30

DRIVE-THRU UNIDADE CAMAÇARI – Av. Concêntrica, 544: Seg/Qua/Sex/Sáb das 7h30 às 12h

DRIVE-THRU HORTO Florestal (TEMPORÁRIO): Todos os dias de 8h às 12h

COLETA DOMICILIAR(SSA): 10h às 17h (os primeiros horários da manhã serão exclusivos para pacientes que necessitam jejum)

Aracaju:

DRIVE-THRU ARACAJU: todos os dias de 7h30 as 18h / Sábado 7h30 às 12h

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *