O cantor, compositor e poeta baiano Paulo Araújo volta a Salvador, com o show Nobre Barranqueiro, para apresentação única no Teatro do Sesi, Rio Vermelho, no dia 13 de novembro, às 20h. O repertório é composto por canções autorais, que defendem a preservação cultural e ecológica do sertão e do Rio São Francisco, em sonoridades que misturam desde o sertanejo raiz até o rock’n’roll. O show terá a participação especial do poeta João Filho e da pianista clássica Lia Szabo. Os ingressos custam R$ 20,00 e estão à venda na bilheteria do SESI. Mais informações pelo whatsapp 71 99267-3114.
Nascido em Bom Jesus da Lapa, cidade batizada pelo escritor Euclides da Cunha como a Meca dos Sertanejos, Paulo Araújo vivenciou, desde menino, as ricas tradições culturais do Médio São Francisco e o fervor religioso da população local e dos romeiros, que, todo ano, chegam aos milhares para visitar o santuário local.  Vivência essa que influencia diretamente o trabalho do artista: a paisagem seca e austera do sertão, as belezas naturais e o imaginário do Rio São Francisco estão presentes nas suas canções e poesias. Em Nobre Barranqueiro traz a quebra de segredos na linguagem de um povo amigo e companheiro que ali habita, sorrindo e querendo viver em liberdade com suas crenças e lendas.
Em 1998, Paulo criou o grupo Morão di Privintina, idealizado com o também poeta e parceiro musical João Filho, com o objetivo de participar de festivais, promover encontros e levar a cabo experimentações com o linguajar, os mitos e a alma barranqueira. Com João, compôs canções emblemáticas, como I-Margem, que em 2016 entrou para a trilha sonora da novela Velho Chico, da Tv Globo. A faixa, além de ser o carro-chefe do cantor e compositor baiano, é ainda o mote do projeto cultural Canto das Águas – um olhar sobre o Velho Chico, que percorre cidades banhadas pelo rio São Francisco, reunindo, além de Paulo, outros artistas, e promove um diálogo entre a música popular, folclórica e erudita. Com o seu trabalho, o músico já participou das Bienais do Livro de São Paulo, de Olinda e de Brasília. Também já se apresentou na Casa do Cantador – Feira Cultural, em Brasília, e no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Paulo integrou, ainda, o Projeto Cantavale, em defesa da cultura do Vale do São Francisco, percorrendo diversos municípios ribeirinhos.
SERVIÇO:
O quê: Show Nobre Barranqueiro, de Paulo Araújo
Quando: Dia 13/11, às 20h
Onde: Teatro do Sesi – Rio Vermelho
Quanto: R$ 20,00
Onde comprar: Bilheteria do Teatro do Sesi
Mais informações: 71 99267-3114 (WhatsApp)