Campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos termina nesta sexta

Campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos reuniu grandes nomes da música baiana, artistas, jornalistas, influenciadores e políticos. O encerramento será nesta sexta-feira (27), às 20h, no canal do Debate Petroleiro

Cinco meses depois do lançamento em 27 de março, a campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos chega ao fim. O encerramento será nesta sexta-feira (27), às 20h, nas plataformas digitais Facebook, YouTube e Twitch do Debate Petroleiro e dos canais parceiros.

A campanha conseguiu chamar a atenção da opinião pública e conseguiu pressionar a justiça para alterar a decisão que impedia os quilombolas de acessarem o Rio dos Macacos. Para o empresário, João Neto, proprietário da Camisa da Latinha, a campanha teve um resultado muito positivo: “O rio voltou para os quilombolas. O principal objetivo do projeto foi alcançado”, explica. Para João, a iniciativa de enviar gratuitamente as camisas personalizadas com o logo “Eu quero água. Eu quero peixe” para políticos, influenciadores, artistas e jornalistas surtiu o efeito esperado. “Enviamos camisas para vários bairros de Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro etc”, conta, com a sensação de dever cumprido.

As camisas produzidas pela Camisa da Latinha e ilustradas pelo publicitário Aloysio Petitinga representaram o ponto forte do projeto. Para Petitinga são ações como essas que mudam o mundo. Ele doou os seus desenhos exclusivos para ilustrar a coleção de camisas “Te quero peixe”. Todos os desenhos tinham frases motivadoras. “A ideia era criar uma imagem real e, ao mesmo tempo, crítica da realidade dos quilombolas, sem deixar a ternura de lado”, explica.

Muitas empresas, veículos, jornalistas, advogados, políticos, artistas e influenciadores apoiaram os quilombolas do Rio dos Macacos. A ação criou uma energia muito positiva e inspirou a criação de um programa específico chamado “Sextou DP”. Apresentado às sextas-feiras pelo cantor e mestre de capoeira, Tonho Matéria, o programa transmitido pelo canal Debate Petroleiro atraiu espectadores do mundo inteiro, graças à empatia e ao carisma de um dos mais talentosos artistas baianos.

Para Jailton Andrade, criador do canal Debate Petroleiro, a simplicidade e interatividade de Tonho criaram uma proximidade entre a cultura, a música e as causas sociais. “Foi um privilégio ter um ídolo, um artista tão brilhante como Tonho Matéria participando do Debate Petroleiro”. O programa ganhou até um tema e a música entrou para o repertório do cantor.

A cantora e professora Chá Rize também contribuiu com a campanha. Ela emprestou a sua marca “Sarau da Flor” para construir o especial “Sarau da Flor do Quilombo”, que reuniu artistas como Irma Ferreira, Bia Maia, Mel Nascimento, Dão Black, Rallie e Marcionílio. O objetivo inicial era arrecadar dinheiro para gravar o clipe “Chega de Mágoa” e tornar o drama dos quilombolas conhecido no mundo inteiro. Mas, como a justiça concedeu o compartilhamento numa data histórica, por sinal, muito comemorada numa live exclusiva, apresentada por Tonho Matéria, não foi mais necessária a gravação.

O objetivo era arrecadar R$ 4 mil com a venda das camisas. Esse era o valor orçado para a edição e gravação do clipe. Contudo, a venda não teve o resultado esperado. O dinheiro oriundo da venda das camisas foi pequeno e sequer atingiu a meta proposta. Mas, para João Neto, “a publicidade feita com a produção das camisas, em torno da campanha, o número de visualizações das lives, o apoio dos veículos e dos jornalistas foram fundamentais para que o principal objetivo da campanha, o compartilhamento do Rio dos Macacos, fosse alcançado”, comenta. O valor oriundo da venda das camisas será destinado para a Associação dos Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos.

Outro grande momento da campanha foi a entrevista do jornalista Josias Pires, diretor do documentário sobre o Quilombo Rio dos Macacos e da produtora Marcela Costa. A live foi mediada pela também jornalista da TV 247 e do canal Iaras e Pagus, Andrea Trus e pelo advogado Jailton Andrade. O apoio das vereadoras Marta Rodrigues e Maria Marighella (PT-BA), do senador Paulo Paim (PT-RS), da deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ) e das deputadas estaduais Leci Brandão (PCdoB-SP) e Olívia Santana (PCdoB-BA), também foram essenciais para o sucesso da campanha.

Nesta sexta-feira, a live de encerramento terá como participantes, o proprietário da Camisa da Latinha, João Neto; as líderes quilombolas Rose Meire e Dona Olinda; o coordenador executivo da Conaq, Antonio Crioulo; o idealizador do Canal Afro Cena, Sérgio Rosa; O Mestre de Capoeira do Kilombo Tenondé, Cobra Mansa; e o também mestre e cantor, Tonho Matéria.

A proposta é dar continuidade a criação de campanhas que mobilizem o maior número de pessoas em torno de uma luta que é de todos e todas. Os povos remanescentes, os quilombolas precisam de apoio, incentivo e amor. Portanto, participe, contribua com a sua ideia, sugestão, apoio financeiro. Anote a chave Pix da líder quilombola Rose Meire e contribua.

📽️ Assista na íntegra o documentário “Quilombo Rio dos Macacos, o filme” https://www.youtube.com/watch?v=-c0GXT1ICis

SERVIÇO
O quê? Encerramento da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos Quando? Sexta-feira, 27/08, às 20h
Onde? Canal Debate Petroleiro no Facebook , no YouTube, no Twitch e nos canais parceiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *