Cabelo trançado ultrapassa a estética

A jornalista Mari Oliveira conta sua experiência com o penteado. Me sinto poderosa, sexy, charmosa e bonita, além disso, deixa o cabelo arrumado, pronto para qualquer evento.

Sempre fiz tranças no estilo tiara para poder viajar ou curtir o verão com o cabelo arrumado. Atualmente cortei meus cabelos acima do ombro, porque estava passando por uma transição capilar, e queria logo me livrar da química. O cabelo ficou curto e eu queria praticidade, aí busquei os penteados de tranças longas para fazer um teste. Convencida, pedi indicação de trancistas para as amigas e fui ao encontro da profissional Juliete Santos, do estúdio Ju Tranças Afro.

O penteado levou cerca de quatro horas. Enquanto ela trançava, conversamos sobre gatos (as duas gostam), casa, marido etc. Quando terminamos, fiquei impressionada com o resultado: tranças com fibra sintética longas e douradas, mas com uma leve dor no couro cabeludo.

Juliete diz que as tranças ajudam no crescimento e protegem o cabelo, mas é importante que a técnica seja realizadaA por um profissional competente.

É um processo bonito, e digo isso por experiência própria. Me senti poderosa e com a autoestima elevada ao me ver no espelho com os cabelos trançados.

Carla

Segundo Luane dos Santos, doutora em Ciências Sociais, “para quem quer usar as tranças afro porque acha estiloso, digo: pense duas vezes. Elas carregam significados de reexistência, resistência e reafirmação de grupo para os negros”.

Eu tenho sangue afro, sou neta de vó negra. Sei do significado e da força que existem por traz das tranças. Gostei tanto da experiência, que coloquei novamente a trança, agora com novo penteado.

Me sinto poderosa, sexy, charmosa e bonita, além disso, deixa o cabelo arrumado, pronto para qualquer evento

Tranças versáteis – Em 2009, a profissão de Cabeleireiro Étnico e Trancista passou a ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho e, hoje, é fonte de renda para muitas mulheres, em sua maioria negras, do país. No trabalho delas, além das tranças nagôs e soltas, estão os modelos twiste e os coquinhos ou bitos. Cada um dos penteados permite estilizações variadas e o uso de diferentes materiais além do cabelo natural. É comum o uso de fibras sintéticas da mesma cor ou coloridas.

Confira alguns modelos:

  • Trança em todo cabelo;
Laysa Pires com suas tranças longas
  • Trança enraizada e cabelo solto;
Érica Santos
  • Trança embutida em penteado;
  • Tiara de trança;
  • Long bob cabelo trançado;
Mari Oliveira
  • Cabelo trançado Chanel;
Juliana Rocha
  • Trança Boxeadora;
  • Trança Gladiadora.

Também se faz uso de acessórios, como brincos, fitas, pedras, conchas e búzios.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *