A importância do Líder nas organizações e na vida dos seus liderados

O papel da liderança é primordial para o crescimento saudável nas organizações. Nos dias de hoje, a empresa que investe em desenvolver líderes, demonstra que possui foco no direcionamento, monitoramento e busca pelo melhor resultado, baseado em desenvolvimento pessoal e profissional do seu time.

O líder está de fato envolvido no cotidiano da equipe trilhando caminhos através de exemplos e inspirações para que a jornada seja leve, direcionada e eficaz.

Há uma parcela de “profissionais” que julgam a liderança como apenas o apresentador de metas e cobranças diárias para resolução de problema e conversão em vendas. Sabemos bem, que a maestria em alcançar os resultados esperados possui ingredientes pautados em dados como perfil, valores, sonhos, ambições, habilidades, competências e desafios profissionais e pessoais.

Quando o colaborador se percebe visto e acompanhado para que suas qualidades sejam exploradas e suas limitações desenvolvidas, nasce o sentimento de engajamento e pertencimento.

O verdadeiro Líder auxilia o liderado na busca por respostas, estimula o outro a refletir por meio de sugestões ou perguntas expandindo seu potencial, e através deste estímulo desenvolve novas oportunidades de substituir comportamentos que estejam prejudicando por atitudes efetivas e eficientes.

Ele apoia e compreende seus liderados a fim de que todos obtenham lições aprendidas em cada experiência vivenciada, sejam elas positivas ou negativas. Estimular um novo olhar faz com que não temam em arriscar se com objetivo em acertar. Dessa forma, cria-se uma motivação extra para o trabalho em equipe ser desenvolvido levando em consideração as forças do conjunto e não apenas de um único indivíduo. Ao auxiliá-los a resolver problemas e reduzir o esforço para alcançar o objetivo, ele criará líderes que serão responsáveis pelas próprias ações o que fará total diferença no final dos desafios diários.

Dessa forma, estimula à sua percepção e desejo de carreira, promovendo um caminho claro e promissor ao que de fato a empresa espera dele e vice-versa.

Se você possui a capacidade de motivar, ouvir na essência, compreender, ousar, inovar com coesão em suas ações de decisões promovendo uma comunicação efetiva pautada por respeito as necessidades do outro, delegando e acompanhando o trabalho de forma assertiva, você com certeza é um líder nato e inspira as pessoas ao seu redor a mergulhar neste universo de reciprocidade e trabalho em equipe.

Raquel Macedo

Especialista em Gestão e Experiência do cliente

Atitude Consultoria

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