Diante da atual conjuntura econômica do país o mercado informal em especial o formato de feira e bazares tem sido a grande alternativa para milhares de brasileiros que perderam seus empregos. A capacidade de se reinventar e descobrir talentos até então desconhecidos, tem como finalidade a comercialização e divulgação de seus produtos.
Com o crescimento da economia criativa o artesanato brasileiro se fortaleceu. Esse mercado movimenta 50 bilhões por ano, com isso, o artesão brasileiro aprendeu a valorizar mais o seu trabalho, explorando novas técnicas. Esse novo mercado é o que permite pagar o preço diferenciado.
O Café, Fofoca e Arte nasceu do encontro de cinco amigas que se descobriram artesãs, resolveram se juntar e apresentar aos amigos suas peças, regado sempre por um bom café e um delicioso bate papo. O encontro cresceu naturalmente e rapidamente, e a procura de outros expositores com vontade de participar foi muito grande. Com isso, as amigas resolveram partir para o mercado sem perder a espontaneidade. O lema que as acompanha é o encontro da amizade com a arte.
Para continuarem com seus projetos pessoais o Café, Fofoca e Arte costuma abraçar a causa dos menos favorecidos, em cada edição é solicitado doações de alimentos não perecíveis tendo Amigas do Bem e Cia dos Anjos, grupos intermediários em que duas expositoras trabalham como voluntárias, se alternando na arrecadação.