Grupo X comemora 20 anos de pesquisa e criação em dança

O Grupo X de Improvisação em Dança completa 20 anos em 2018 e, desde o mês de Abril, vem realizando uma série de atividades em comemoração. Nesse segundo semestre, até dezembro, ocupará o Palacete das Artes, mensalmente, com apresentações de espetáculos do seu repertório, instalações e exposição itinerante. A ocupação começa no próximo dia 31 de agosto, às 18 horas, no jardim do Palacete das Artes, com o mais novo trabalho intitulado “Se você quiser…”.

O espetáculo é uma colcha de retalhos da história do Grupo X que reúne, além das memórias dos dançarinos e da interação com o público e o espaço, elementos de espetáculos anteriores, como “Ana tem medo do escuro” (2017), “Mais ou menos depois do meio” (2015), “Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos” (2011), “Os Três Audíveis… Ana, Judite e Priscila” (2008) e “O canto de cada um” (2003).

“Se você quiser …” traz para cena as memórias individuais e coletivas que se constroem com os encontros, com o que os espaços provocam nos intérpretes-criadores, na criação do varal com imagens, objetos, figurinos oníricos e frases que estimulam a performance. Toda a trajetória do espetáculo é permeada pela exploração de bancos plásticos, que funcionam como elementos de ligação entre os intérpretes-criadores e provocam estados corporais distinto.

“Mais do que representação dessas memórias, é um estado de presença. Criamos um espaço ao mesmo tempo fictício e real. Nos interessa as relações que se estabelecem com as pessoas, com os lugares, com os sons, comportamentos, etc”, descreve Edu O..

O espetáculo, criado para espaços externos e estreou na rua, adapta-se às áreas internas, como o Palacete. “O jardim do Palacete das Artes é um espaço ideal para o trabalho, onde a plasticidade também é muito importante. É uma instalação performática”, explica Edu O..

Serviço

O quê? “Se você quiser…” – 20 anos do Grupo X

Quando? 31 de agosto, 18h

Onde? Jardim do Palacete das Artes

Quanto? Gratuito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *