De acordo com o Turismo do Porto, foram 135 mil os viajantes a escolherem a capital nortenha (44 mil dos quais em Portugal), “o que atesta o potencial atrativo da cidade, não só para os portuenses, mas para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo”.

O destino português foi escolhido entre uma lista de 20 concorrentes finalistas ao longo de três semanas de votação online. Os 135 mil votos no Porto constituem um novo recorde, já que o destino mais votado no ano passado (Zadar, na Croácia) não ultrapassou os 54 mil votantes.

“O Porto é excepcional de várias formas (…), e a arquitetura, a cultura, a gastronomia, o comércio, os encontros e a descoberta vão seduzi-lo,” lê-se no site da organização, que disponibilizou ainda um vídeo promocional que destaca as qualidades do destino turístico.

O primeiro lugar foi conseguido, de acordo com a European Best Destinations, com a votação de viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul ou Irlanda, por exemplo…Acredito que nem os Brasileiros votaram!
A lista de destinos eleitos fica completa com as cidades de Milão (Itália), Gdansk (Polónia), Atenas (Grécia), San Sebastian (Espanha), Sozopol (Bulgária), Viena (Áustria), Stari Grad (Croácia), Basileia (Suíça), Madrid (Espanha), Roterdão (Holanda), Roma (Itália), Paris (França), Bonifacio (França) e Wild Taiga (Finlândia).