A partir desta quinta-feira, 19h, o projeto Quintas Gregorianas – que integra a Exposição Gregórios – ganha nova periodicidade, agora com apresentações mensais, sendo a deste mês marcada por uma leitura performativa que mostra a veia irreverente e satírica do performer e poeta Alex Simões. Ele convida o DJ e pesquisador André Oliveira, que fará experimentações com bases rítmicas de música massiva (funk, pagode e arrocha) para composição de som ambiente durante a performance.

Influenciado confesso pela verve criativa do poeta seiscentista, Alex Simões mescla poemas seus e de Gregório de Mattos e apresenta um sarau com crônicas da cidade soteropolitana, no qual ele atualiza o poeta homenageado com uma linguagem própria numa apresentação híbrida, trazendo os poemas para um corpo vivo, pulsante, estabelecendo um diálogo entre as duas obras.

Entre as publicações assinadas por Alex Simões, está “Quarenta e Uns Sonetos Catados” (Domínio Público, 2013), “(hai)céufies” (Esquizo Editora, 2014) e “Contrassonetos Catados & Via Vândala”(Mondrongo, 2015). Ele já colaborou em diversas revistas, antologias e em blogs/sites de literatura, com poemas traduzidos para o inglês e o espanhol. O autor integra o Mapa da Palavra, é um dos colaboradores da Revista Barril e assina o blog toobitornottoobit.blospot.com.br.

SERVIÇO

O que: Quintas Gregorianas – Leitura Performativa com Alex Simões e André Oliveira

Quando: 17/05, às 19h

Onde: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos

Entrada franca