Em clima de celebração, o Grupo Botequim realiza nesta sexta-feira (15), a última roda de samba do ano no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 21h. E como já é tradição, um convidado especial brinda a noite. Desta vez, o compositor baiano Tom Barreto é quem se junta ao Botequim para fazer a festa. Ingresso: 15 reais.

O convite é quase irresistível: suar a camisa e lavar a alma já se preparando para o ano novo que está para chegar. Num dos momentos mais esperados da noite, o compositor de roda de samba Tom Barreto, que reside em Salinas das Margaridas (Recôncavo Baiano) assume o microfone e mostra a força da sua música regional, que fala sobre a beleza da natureza e do povo de onde mora, sobretudo da força e fé das marisqueiras, pescadores e comunidades quilombolas que vivem às margens do rio Paraguaçu.

Tão forte quanto as canções de Tom Barreto é a sua voz, de timbre alto e original. O músico e compositor Jota Velloso refere-se ao artista como dono de um canto agreste e totalmente afinado com as raízes musicais que escolheu, motivo pelo qual interpreta com muita propriedade e verdade a cultura de beira de maré. Esta marca vocal pode ser notada em canções de sua autoria como “Marisqueira” e “Saudade a Vapor”.

A última roda de samba do Grupo Botequim também será irresistível para quem acompanhou o grupo o ano todo neste que virou um ponto de encontro mensal no Pátio da Igreja, evento que hoje é destino obrigatório na noite de Salvador, reunindo um público heterogêneo que, em nome do samba, comparece para admirar e dançar com um repertório que festeja os grandes compositores do samba brasileiro, sempre com convidados especiais.