A reflexão sobre a existência de um conjunto de corpos e questões sobre sexualidade, gênero e religiosidade, é o tema da exposição Corpus et Spiritus, que o fotógrafo e artista audiovisual Gilucci Augusto inaugura na Galeria Acbeu na sexta-feira, 9 de março, das 19h às 22h. A mostra, que tem curadoria de Célia Aguiar e texto de Eder Chiodetto, é composta por 28 imagens fotográficas em preto e branco, emolduradas, impressas com pigmentação mineral sobre papel de algodão fine art, em formato 60x40cm. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de abril e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.

“A série Corpus et Spiritus é uma pesquisa imagética que se propõe a tratar dos possíveis corpos euro-indígenas-afro-brasileiros através de questionamentos como, qual tipo de corpo nos pertence e a qual nós pertencemos, que corpo é esse e de qual matéria é composto, como os corpos se apresentam aos mundos objetivos e subjetivos e quais signos e arquétipos estamos comunicando e vivendo no âmbito do inconsciente coletivo e individual”, explica Gilucci.

Segundo Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia, todo corpo é um corpo político que precisa encontrar sua forma de expressão no mundo. “Gilucci meio sua técnica e de seu pacto com o acaso e o inexato criou potentes vozes em forma de imagens pelas quais ecoam nossas angústias, prazeres, dúvidas, paixões e pulsões de vida”, relata.  “A fotografia é o corpo que invoca o espírito, assim como nosso corpo é poesia em forma de carne por onde a luz vagueia entre clarões e apagamentos. Aura, ectoplasmas, fantasmagorias. Todo corpo almeja ser o corpo de uma fotografia”, enfatiza Eder.

Ainda de acordo com o curador, o objetivo de apreender num mesmo fotograma o volume de um corpo e a sua porção sensitiva, ou sua aura, expande o campo da fotografia direta para o limite de um jogo de acasos no qual, entre o projeto e a experiência em si, o artista conduz e se deixa ser conduzido para que a razão extravase pelos desatinos bem vindos da incerteza que cerca suas inquietações sobre o ser e seu destino.

Serviço:

O que: Exposição Corpus et Spiritus

Quem: fotógrafo e artista audiovisual Gilucci Augusto

Quando: abertura, sexta, 9 de março, das 19h às 22h; visitação de 10 de março a 7 de abril, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.

Onde: Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883 – Corredor da Vitória

Informações: (71) 3444-4411 – www.acbeubahia.org.br