Por Elíbia Portela

Olá amigos (as)! Estava me programando para recomeçar essa deliciosa coluna “Dicas e Delícias por Elíbia Portela” no próximo mês. Porém, o momento junino não poderia passar em branco. São muitas delícias e não devo guardar por 12 meses. Os bolos são coringas da festa. Deixo aqui para vocês a minha contribuição em receitas para que tenham mais motivos a comemorar. Elas também podem fazer parte de suas mesas Juninas. Apenas lembrando que tais comemorações vão até o dia 30 de junho, quando então todos os arraiás serão encerrados por São Marcel.
Feliz São João!

Bolo Souza Leão
Ingredientes:
600g de açúcar , 500 ml de água,200g de manteiga, 800g de (carimã), mandioca ralada e fermentada, 400ml de leite de coco, Uma pitada de sal, 8 gemas
Modo de Preparo: Faça uma calda em ponto de pasta com o açúcar e água. Leve ao fogo desligue e junte a manteiga. Reserve para amornar. Quando a calda estiver morna, coloque as gemas uma a uma misturando bem. À parte, misture massa de mandioca, leite de coco e sal .Quando a calda estiver morna, coloque as gemas uma a uma misturando bem. Junte o mel à massa reservada e passe esta mistura em uma peneira fina duas vezes. Coloque a massa em uma forma untada com margarina e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.
Obs. A mesma receita pode ser feita com Puba.

Bolo de Milho –
Ingredientes:
06 ovos inteiros, 01 xícara de chá de açúcar , 06 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida, 02 latas de milho verde, 02 xícaras grandes de flocos de milho, 01 garrafinha de leite de coco, 02 colheres chá de fermento químico em pó , 04 colheres chá de queijo ralado.

Modo de fazer: Bata os ovos e açúcar no liquidificador e depois acrescente o restante dos ingredientes, por último o fermento. Por esta massa numa forma untada e leve ao forno por mais ou menos 50 minutos. Se fizer como está, o bolo fica delicioso e fofo.

Bolo de Aipim – (ou mandioca mansa)
Ingredientes:
4 ovos, 1 xícara de chá de leite de coco, 1 xícara de chá de leite de vaca, 1 1/2 xícara de chá de açúcar refinado, 200g de manteiga.- Bater todos os ingredientes no liquidificador por 3 min. Transfira o resultado para uma tigela, onde já está 1 kg de aipim ralado e espremido. Assar em tabuleiro de n. 3, untado com manteiga. Temperatura de 200 graus. Depois de 10 minutos de forno, regue com a seguinte mistura: 1 xícara de chá de leite de coco e 1/2 lata de leite condensado. Deixar no forno para eu complete o assar.

Bolo de Milho Santo Antônio
Ingredientes:
5 espigas de milho verde , 1 copo de leite, 4 ovos 2 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 xícara de chá de açúcar fino, 200ml de leite de coco, 1 pitada de sal

Modo de Fazer:
Debulhe as espigas de milho e bata-as no liquidificador com o leite (se desejar um bolo mais fino, passe por peneira ou esprema num pano úmido). Juntar os demais ingredientes e. ainda no liquidificador, bater por 2 minutos. Despejar em uma assadeira untada com manteiga e levar ao forno numa temperatura de 190 graus para que asse de 25 a 30 min. Sucesso!

Elíbia Portela, a Dama da Gastronomia na Bahia