7 dicas para escolher um nicho para o seu negócio

O seu nicho de mercado determina o público para o qual você falará. Aprenda como escolher o nicho de mercado certo para o seu produto.

No mundo dos negócios, é impossível criar um produto ou serviço que atenda as necessidades de todos os públicos, afinal, somos pessoas diferentes, assim como nossos interesses e perfis demográficos.

Pense em aplicativos como o Uber. Estamos falando de uma multinacional com mais de 13 milhões de usuários, apenas no Brasil, mas mesmo ela ainda não é a solução ideal para todos os públicos e, embora tenha revolucionado o segmento de transporte, ainda tem pessoas que optam pelo transporte público ou pelos serviços concorrentes.

O exemplo acima serve apenas para mostrar que nenhum negócio consegue atingir todos os públicos, principalmente empresas menores, que contam com menos recursos. Por isso, escolher um nicho é uma etapa crucial para todo mundo que está começando no mercado, porque determina o público para o qual você falará e, consequentemente, as estratégias que você utilizará para convencer estas pessoas a comprarem de você.

Confira algumas dicas que que irão ajudá-lo a escolher um nicho que representa o equilíbrio perfeito entre suas habilidades e um mercado lucrativo!

Nicho de mercado é um segmento com particularidades próprias e um público com perfil e interesses semelhantes. Ele pode ser amplo, como materiais esportivos, ou específico, como equipamentos de proteção para jogadores de futebol americano, por exemplo.

Além de determinar a persona certa para o seu produto, o nicho tem como objetivo explorar novos mercados buscando suprir demandas que ainda não têm tanta atenção ou fortes concorrentes no mercado.

Se você analisar marcas como Amazon, Submarino e Lojas Americanas, perceberá que todas elas trabalham com uma gama muito ampla de produtos e serviços, o que faz com que o público que consome nestes e-commerces seja bem abrangente. Com esse modelo de negócio é possível atingir um jovem de 20 anos que se interessa por produtos fitness e uma dona de casa de 40 interessada em utilitários domésticos.

Agora, se você pensar na MAC, empresa canadense de cosméticos e produtos de maquiagem, percebe que eles têm um público mais específico: pessoas que gostam de se maquiar. Isso faz com que a comunicação deles e até mesmo a escolha dos embaixadores da marca seja totalmente focada em atender as necessidades desse público.

Afunilando um pouco mais, podemos mencionar a marca Eleiko, que fornece barras e plataformas para atletas e profissionais que praticam Crossfit. Bem específico, certo? Nesse caso, o grupo interessado pela marca é menor, mas por oferecer um produto singular no mercado, a marca acaba sendo mais assertiva.

Quais os benefícios de se trabalhar com um nicho de mercado?

Se você deseja começar um negócio e está à procura de um mercado para atuar, prefere:
A) Entrar em um mercado amplo, com vários concorrentes de peso, no qual possa vender produtos para diferentes públicos;

ou

B) Encontrar um segmento pouco explorado e tentar se tornar autoridade naquele ramo, oferecendo produtos ideais para o momento de compra do seu consumidor?

A não ser que você tenha grande investimento por trás de seu novo negócio, estamos certos de que você viu uma ótima oportunidade na opção B. A seguir, explicamos porquê.

 

Menor concorrência

Uma das principais vantagens de se trabalhar em um mercado muito segmentado é a falta de grandes concorrentes, já que, em geral, nichos específicos são pouco explorados. Usando o exemplo da marca Eleiko, trata-se de uma empresa de equipamentos esportivos, mas que atende a demanda de um público bem específico.

Se a marca optasse por palavras-chave genéricas, como “equipamentos esportivos”, teria que enfrentar a concorrência de domínios consolidados neste segmento e é bem provável que gastaria muito dinheiro com publicidade para atrair visitantes para a página deles.

Percebe o erro nessa estratégia?

 

Público mais qualificado para a sua oferta

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre o funil de vendas, que é o processo de acompanhar os seus usuários por todas as etapas da jornada do comprador, desde o momento que ele toma conhecimento do seu produto até o momento que ele faz uma compra na sua página.

E por que você deve se importar com isso? Calma, que a gente já chega lá!

O usuário que procura por um produto ou serviço mais segmentado, geralmente, está entre as fases de consideração e conversão do seu funil de vendas, pois já identificou que tem um problema e está em busca de uma solução. Sendo assim, ele está mais propenso a se inscrever no seu site para receber mais informações e até mesmo solicitar um orçamento.

Quanto menor for o nicho, mais fácil será entender as necessidades do seu público-alvo e produzir conteúdo que atenda às demandas desses usuários, no momento que eles mais precisam.

Nem precisa dizer que quando você gera valor para as pessoas que acessam a sua página, fica mais fácil convencê-los a comprar o seu produto depois.

Pionerismo

Atuando em um nicho segmentado, você também  tem a chance de ser pioneiro em um mercado que ainda não identificou novas demandas do público. Como o mercado voltado para os celíacos, que há pouco tempo era praticamente inexistente no Brasil. Já pensou como as primeiras empresas que investiram nesse segmento estão hoje em dia? Ao prover uma solução para pessoas que não consomem produtos com glúten, eles construíram uma autoridade online e ganharam muito com mídia espontânea.

Ainda falando sobre pioneirismo, há a possibilidade de se criar uma nova demanda e, então, fornecer sua solução para um novo público. Você pode mapear sua persona profundamente e entender como é o comportamento do seu cliente ideal. Se o seu público sente que você o compreende e que está falando diretamente com ele, se sentirá mais confiante para comprar seus produtos, mesmo que não seja uma necessidade urgente para ele.

 

Como escolher um nicho de mercado

1. Faça uma lista de temas que você domina

O primeiro fator a considerar para a escolha do seu nicho é pensar em algo que você gosta de fazer. Isso é importante porque, no mercado de produtos digitais, você sempre precisará ler e estudar sobre aquele tema, e nada mais chato do que ler sobre algo que você não gosta.

Depois de listar suas preferências, tente reduzir essa lista para as atividades que você realmente sabe desempenhar bem. É importante ter desapego nessa etapa para entender que nem sempre o tema que você tem mais interesse é o ideal para você abordar.

Uma pessoa pode ter interesse por cuidados com pets, mas não entender muito sobre o assunto para explicá-lo para terceiros. É claro que nada te impede de estudar muito sobre o assunto e se tornar referência, mas é provável que você tenha outras habilidades que podem render um retorno financeiro mais rápido.

Tente responder as seguintes perguntas:

  • Quais são suas “conquistas” na área escolhida?
  • Você é referência no assunto?
  • Já trabalhou com o tema antes?
  • O seu método funciona?
  • A sua mensagem é percebida com facilidade?

O seu nicho surgirá naturalmente na interface entre seus interesses e suas experiências.

2. Amplie as possibilidades

Se o seu objetivo é começar a ganhar dinheiro na internet, foque em encontrar um nicho rentável que tenha sinergia com as habilidades listadas na primeira etapa. Pense também em informações que você já buscou na internet e obteve resultados não satisfatórios, seja pela ausência deste tipo de conteúdo ou pela superficialidade com a qual o tema foi abordado. Essa é uma dica importante para encontrar as palavras-chave nas quais vale a pena investir.

Palavras-chave ou Keywords são palavras ou expressões utilizadas nos mecanismos de busca, como o Google, para encontrar informações sobre determinado assunto. Elas podem ser genéricas (head tail), ou específicas (long tail), que servem para segmentar seu conteúdo e direcioná-lo para um público mais assertivo, pois agem em uma “dor” específica dos seus potenciais clientes.

Por exemplo: se você digitar a palavra “marketing” na barra de pesquisa do Google, receberá vários resultados e terá que visitar muitas páginas, até encontrar a mais adequada ao seu objetivo.

Quando você já sabe o tipo de informação de marketing que está buscando, utilizará uma palavra-chave específica como “estratégias de e-mail marketing” ou “marketing de conteúdo para pequenas empresas”.

3. Avalie oferta x procura

Com sua lista de temas potenciais em mãos, inicie uma pesquisa nas ferramentas de palavras-chave dos buscadores mais utilizados, como o do Google, sobre a demanda pelos assuntos selecionados atentando-se a buscas similares ao que você deseja produzir em qualidade e quantidade.

Essas ferramentas apresentam a quantidade de buscas mensais locais e globais por palavras-chave. Uma das melhores ferramentas para verificar a demanda por um nicho é a Google AdWords Keyword Tool, mas você ainda pode recorrer ao Keywordtool.io e ao Sem Rush.

Verifique na ferramenta qual o índice de procura pelo assunto do produto na internet: há demanda suficiente? Com que frequência suas principais palavras-chave são buscadas?

Verifique também se existem produtos similares sendo vendidos nos sites que aparecem nos buscadores quando essas keywords são buscadas, e caso existam, analise sua concorrência.

Cruzando os dados de demanda e conhecendo seus concorrentes, você conseguirá analisar a viabilidade de cada uma das suas opções, sendo que o ideal é escolher um nicho com alta demanda e pouca competição.

4. Entenda as tendências

Sempre terão usuários buscando soluções para emagrecer, ganhar dinheiro  trabalhando em casa, dicas para ser mais produtivo, entre outros temas do momento.

As tendências são itens com grande procura, mas também com muita oferta, e ser mais um na multidão não fará você ser bem-sucedido. Por isso, o ideal é dar sequência às suas pesquisas para encontrar tendências mais específicas e escolher um nicho com maior procura e menor oferta.

Existem algumas ferramentas que podem te dar uma mãozinha nesse trabalho. É o caso da Ubersuggest, que sugere palavras-chave específicas e com subníveis relacionadas ao tema que você está pesquisando, cruzando dados de buscas reais.

O próprio Google também pode trazer insights valiosos. Ao realizar uma pesquisa, a ferramenta completa automaticamente sua frase com os termos mais buscados, e essas sugestões podem te dar boas ideias de nichos de mercado para investir!

pesquisa no google
Para tomar a melhor decisão sobre as sugestões, utilize o Google Trends. Com essa ferramenta, é possível fazer um comparativo entre palavras-chave, visualizando em um gráfico qual a melhor opção para você segmentar.

pesquisa no trends

5. Analise se dá para competir nesse nicho

Não menos importante que o nicho é saber se você consegue competir nesse segmento: qual o diferencial competitivo que o seu produto digital pode apresentar para se destacar dos já existentes?

Não se desencoraje pelas ofertas no mercado! Se o nicho escolhido por você já tem uma lista de produtos mais vendidos, não é motivo para desanimar. Veja isso como uma oportunidade, afinal, se há altos índices de vendas, existe muita procura por aquele tipo de solução ou serviço.

Faça uma pesquisa da sua concorrência, visite a página deles e entre em contato via e-mail  para entender a forma como eles operam e como é a relação deles com seus potenciais clientes. Esse trabalho é minucioso, exige muita pesquisa, visão analítica e dedicação do empreendedor para encontrar as brechas existentes no mercado, que podem ser atendidas pelo seu produto/serviço.

6.  Foque em um público específico

Nós falamos sobre a persona na maioria dos nossos textos e não neste poderia ser diferente, já que o perfil do comprador ideal influencia todas as decisões estratégicas do seu negócio.

  • Que  tipo de conteúdo eu devo abordar?
  • Quais são as redes sociais nas quais a minha audiência busca informação?
  • Quais as necessidades desse público?
  • O que ele espera do meu produto?

Se você ainda não sabe qual parcela do mercado pretende atingir, fica impossível divulgar o seu produto, a não ser que você queira perder muito dinheiro ou confundir a sua audiência.

Criar um produto para adolescentes não é específico suficiente. Mas selecionar adolescentes, do sexo masculino, que praticam esportes radicais e estudam em escolas particulares de Belo Horizonte, fará com que você seja mais assertivo na sua proposta.

7. Realize testes

Uma vez que você escolheu um nicho correspondente com a sua habilidade, está na hora de testar se sua ideia tem potencial para conquistar o mercado. Para isso, você precisará criar um protótipo, ou MVP (Minimum Viable Product), que é uma versão inicial do seu produto e que te permitirá coletar dados dos seus consumidores e validar a sua ideia, sem muito esforço e gastando menos recursos.

Você pode oferecer essa versão para teste, um free trial do seu serviço, disponibilizar o primeiro módulo do seu curso online gratuitamente, e observar como a sua audiência reage a estes conteúdos.

Promover um webinar também pode ser ótimo para entender as principais dúvidas da sua audiência e fazer os ajustes necessários antes de lançar o seu produto.

Por que é importante ter um nicho para o seu negócio?

Ter um nicho é tão essencial para a sua estratégia de negócios, que não existe uma resposta única para esta pergunta, e sim várias, como:

  • Não desperdiçar esforços e recursos tentando atingir públicos que não têm interesse pelo tipo de produto ou serviço que você pretende oferecer. Isso é especialmente útil para suas ações de marketing!
  • Identificar com rapidez onde se encontram os seus clientes em potencial e quais são as parcerias que podem trazer os melhores resultados para o seu negócio.
  • Em um nicho segmentado, você tem menos concorrentes e, consequentemente, mais possibilidades de liderar pesquisas para as palavras-chave que você escolheu.

E você, conhece outras dicas ou ferramentas que auxiliem na escolha de um nicho? Não se esqueça de compartilhá-las nos comentários.

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