Durante 12 dias, Salvador será a capital da cultura e gastronomia com a realização da segunda edição do Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia que acontece de 15 a 26 de agosto em alguns dos melhores restaurantes da cidade. A parte cultural do evento ocupará o Passeio Público nos dias 18 e 19, com uma série de atividades voltadas para toda a família, com Música Instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Comidinhas da Bahia e Espaço Infantil. O Festival ainda promoverá no dia 17, em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Salvador, o Café com Turismo, no Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do evento, reunindo experts para falar sobre os impactos da gastronomia para o turismo baiano.

COZINHA SHOW – Quem abrirá a maratona de aulas, no dia 18, sábado, é o chef alagoano Vitor Generoso, do premiado Restaurante Divina Gula, em Maceió. Ele pilotará a aula A arte e a gastronomia do Divina Gula, das 11h às 12h. Em seguida, das 12h30 às 13h30, a chef e curadora do festival, Tereza Paim, abordará questões sobre Inclusão na cozinha – Comida baiana para o mundo e para todo mundo, preparando Moqueca de pupunha, que será servida para os alunos. Esta aula contará com alunos da APAE e do Instituto dos Cegos e Surdo-Mudos na plateia, e terá intérprete de libras e áudio descritor.

Ainda no sábado, o chef Jacson Paixão, do Senac/Ba, ensinará como fazer o Espaguete ao Pelô, explorando a gastronomia da Bahia, na aula das 14h às 15h. Para fechar as aulas do primeiro dia, das 15h30 às 16h30, o chef Adriano Caldas dedicará seu tempo para a Oficina Mini Chef – Cozinha para crianças, dando oportunidade aos pequenos para começarem a desvendar os segredos da cozinha. No segundo dia, domingo, 19, novas aulas e novos chefs estarão a postos no Passeio Público. Para dar início, a chef paulista Viviane Gonçalves, do Restaurante Chef Vivi, em São Paulo, abordará o tema Educar e Educar-se, das 11h às 12h, ensinando a fazer Pannacota de Redução de Beterraba e Iogurte com Gel de Tangerina. Na sequência, das 12h30 às 13h30, a culinarista e apresentadora Elibia Portela, de forma leve e descontraída, comandará a aula Cozinhando para empreender, colocando a mão na massa, com beijus de panela na palha de bananeira, com recheios doces e salgados.

A mesma apresentará uma de suas alunas, Rosangela que vai mostrar a todos, uma receita de amanteigados um,  dos preferidos entre seus clientes.

O chef Ricardo Silva, do Restaurante Carvão, trará para o público as curiosidades sobre Cozinha de fogo, sua grande especialidade, das 14h às 15h. E, com o tema Simplificando a defumação – Processos aromáticos para carnes, leguminosas e peixes, a chef Emanuele Nascimento, do The Butcher House, encerrará as atividades da Cozinha Show deste ano.

Deixarei aqui algumas receitas para eu se deliciem. Bom Apetite!

Moqueca de Pupunha ao Perfume da Baiana – Chef Cristiano Ribeiro Restaurante SENAC  -Palmito pupunha cozido no leite de coco verde com azeite de dendê, servido com farofa de castanha e arroz com lascas de coco. Ingredientes: 300g de Palmito Pupunha, 60ml de Azeite de Dendê,01  de Coco Vede,150g de Cebola, 170g de Tomate,20g de Coentro,50g de Cebolinha,05g de Alho,50g de Camarão Defumado,100g de Farinha de Mandioca, 50g de Castanha de Caju, 02g Pimenta de Cheiro,02g Pimenta Dedo de Moça, 50g de Arroz Parbolizado, Sal. Modo de Preparo:1. MISE-EM-PLACE: Triture o camarão defumado, corte o tomate e a cebola em tiras finas, pique o alho, o coentro e a cebolinha e reserve¹.2. Bata no liquidificador a 70g da carne de coco verde com água e reserve².3. Em uma caçarola coloque o palmito pupunha e cubra com todos os temperos cortados¹ (Obs.: ½ do alho e do coentro picado), o camarão defumado, a pimenta de cheiro, a pimenta dedo de moça e adicione o leite decoco verde² e deixe cozinhar por dez minutos, após este tempo adicione 40 ml de azeite de dendê e finalize com a outra ½ do coentro picado.4. FAROFA: em uma caçarola coloque a outra ½ do alho picado e 20ml azeite de dendê juntos e deixe dourar, em seguida coloque a farinha de mandioca e a castanha de caju misture bem, retire do fogo e verifique o sal e reserve. 5. ARROZ: corte 30g da carne de coco verde em laminas, em seguida misture com o arroz já cozido e finalize com 150ml de água de coco para regar e fazer com que ele fique úmido e saboroso. 6. MONTAGEM: coloque a moqueca em uma tigela e a farofa e o arroz em cumbucas, sirva quente.

VARANDA GOURMET Chef Sandro Prato:

Shoulder de cordeiro do sol com palmitos grelhados no redenho e queijo de iogurte com hortelã.

Ingredientes : 01 shoulder de cordeiro 06  bastões de palmito pupunha fresco 01  Rede de Redeem Queijo de iogurte natural com hortelã. MODO DE PREPARO:-Cura do Shoulder: 30g de sal, esfregar a carne e deixar dentro da geladeira por 5 dias. -Queijo de iogurte: 2 iogurtes naturais, misturar com uma pitada de sal e deixar escorrer por 12h numa peneira fina ou pano de algodão, depois picar o hortelã, misturar com o queijo já escorrido – Palmito: grelhar os bastões de palmito com manteiga, depois envolver com o redeem e voltar para a grelha para finalizar (se não tiver o  redeem não tem problema, vai sem ele mesmo) finalizar com flor de sal.

Tortelone de legumes defumado com capim santo, ao molho de abóbora e alho negro em pupunha. BELLA NAPOLI Chef Anna Angelino (ITA/BA). Prato vegetariano: 

INGREDIENTES: Massa fresca para tortelone 80 g Cenoura 20 g Pimentão vermelho 15 g, Salsão 15 g ,Brócolis 20 g, Cebola 15 g ,Capim santo 10 g, Abóbora 25 g, Creme de leite 50 g, Palmito de pupunha 40 g, Alho negro 30 g Azeite de oliva 25 g, Tomate 15 g, Sal 2 g.  MODO DE PREPARO: Tortelone de legumes – Para os legumes defumados: grelhar os legumes já marinados com azeite e sal, em seguida levar ao forno com o capim santo por 10 min (coberto). Em seguida, rechear a massa fresca e cozinhar. Para o molho: refogar a abóbora com tomilho, alho e cebola e adicionar caldo de legumes e bater no liquidificador. Refogar o palmito com alho negro e azeite de oliva. Rende uma porção.

Spaguetti de pupunha com frutos  do mar – COENTRO GASTRONOMIA AFETIVA, Chef Karine Poggio (BA) –

Ingredientes: 120 gr de Polvo Cozido. 120 gr de Anéis de Lula, 120 gr de Filé de Camarão, 3 talos de Salsão, 120 gr de Tomate Cereja, 1 colher de páprica Picante, 3 colheres de azeite de oliva, 1 dente de alho, Salsa e Coentro picados q.b., Sal e Pimenta q.b. 360 gr de macarrão de Pupunha ,3 Camarões Grandes inteiros para decorar. MODO DE PREPARO: Coloque a Pupunha em uma panela com água e sal e deixe ferver. Em uma frigideira acrescente o azeite e grelhe os Camarões, temperados com sal, pimenta do reino, alho e tempero verde. Retire os Camarões e reserve. Na mesma panela acrescente os anéis de Lula, temperados com sal e pimenta, e salteie levemente. Após o preparo, reserve. Refogue então o salsão, cortado em rodelas finas, junto com as folhas, e os tomates Cereja inteiros, até amolecerem e começarem a soltar o líquido. Acrescente os frutos do mar reservados, incluindo o polvo cozido, tempere com a páprica Picante, salsinha, e coentro picados, e acerte sal e pimenta. Retire da água fervendo e acrescente à frigideira o macarrão de Pupunha. Salteie brevemente, para envolvê-lo no Molho formado. Em outra frigideira grelhe os Camarões Grandes, temperados com sal e pimenta. Rende três porções. Sirva em prato fundo, para não perder calor e decore com os camarões grelhados.

E o meu Beiju feito se fazia antigamente? Vamos lá? 

Beijus com coco do tempo da Vovó ( Por Elíbia Portela) –

Ingredientes: 1 kg de Tapioca fresca ,  1 pitada de sal . Misturar todos e reservar. 1 Coco fresco ralado , 2 colher de sopa de açúcar  refinado, 1 pitada de sal . Misturar todos e reservar. Molho para regar – 1 xícara de chá de leite de vaca , 1 xícara de chá de leite de coco, 2 colheres de sopa de coco ralado fino sal e açúcar a gosto . Misturar todos e reservar. Molho para regar – 1 xícara de chá de leite de vaca , 1 xicara de chá de leite de coco , 2 colheres de sopa de coco ralado fino, sal e açúcar a gosto . Misturar todos e reservar. Complementos: Palha de bananeira tratada na chama do fogão. Modo de fazer: Passar a tapioca por peneira,  ( melhor será , sobre a panela aquecida) .Formar o disco que não seja muito fino. Virar de lado por segundos e transportar para um pano onde deve ficar abafado por alguns minutos. Isso fará com que fique macio. Recheie e  passe rapidamente no leite em seguida arrume-os uns sobre os outros num recipiente. Na hora de servir, proteja com um quadrado de palha de banana que foi passado pelo fogo. Modo de fazer: Passar a tapioca por peneira,  ( melhor será , sobre a panela aquecida) .Formar o disco que não seja muito fino. Virar de lado por segundos e transportar para um pano onde deve ficar abafado por alguns minutos. Isso fará com que fique macio. Recheie e  passe rapidamente no leite em seguida arrume-os uns sobre os outros num recipiente. Na hora de servir, proteja com um quadrado de palha de banana que foi passado pelo fogo.

Sequilhos amanteigados ( Por Rosangela Cunha )

Ingredientes : 300g de manteiga, 150g de açúcar refinado,  50g de queijo ralado fino, 460g de farinha de trigo 100g de goiabada para por em cima.

Modo de fazer: Bater na batedeira o açúcar e a manteiga até ficar um creme fofo. Juntar o restante de ingredientes, misturando com uma espátula ate formar uma massa enxuta. Trabalhar com a bomba modeladora. Arrumando os biscoitos num tabuleiro sem untar. Colocar um pedacinho de goiabada no centro de cada um. Assar em forno aquecido a 180 graus. Depois de assados e frios,  passar por açúcar fino.