O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador reiniciou a programação anual do projeto Portas Abertas para visitação técnica de estudantes de curso superior e cursos técnicos de todo o Brasil. A ação, que visa proporcionar a este público um contato mais próximo com as atividades relacionadas ao curso que estudam, vem crescendo a cada ano. Em 2017 foram feitos 47 agendamentos e o número de estudantes que visitaram o terminal baiano cresceu 40% em relação ao ano anterior. Foram recebidos 784 alunos, de 23 instituições.
A expectativa para este ano é de que a procura siga a linha de crescimento. As visitas técnicas foram retomadas em março com alunos do curso de Logística e, até o momento, já foram feitos novos agendamentos para abril e maio – sendo a próxima visita nesta sexta-feira (20/14), com 15 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia dos cursos de Administração e Automação, além de 27 alunos do curso de Logística da Faculdade Dom Pedro II. O projeto também atrai alunos de cursos como Operações Portuárias, Tecnologia da Informação, Comércio Exterior, Logística de Transportes e Direito.
Para Ronilson Souza, gerente de desenvolvimento humano e organizacional, o Portas Abertas possibilita ao estudante uma rica experiência, ampliando sua visão de mercado, uma vez que a atividade do Porto é diversa e bastante dinâmica. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer todo o processo dentro do terminal, interagir com os profissionais de cada área, entender a importância da sua atuação e como isto impacta na economia do Estado”, ressalta.
O Tecon Salvador é administrado pelo Grupo Wilson Sons, empresa com mais de 180 anos, e opera o embarque e desembarque de cargas em contêineres e cargas soltas (de grande dimensão) para o mercado interno e externo (cabotagem, importação e exportação). O terminal conta com equipes especializadas e um moderno parque tecnológico em sua estrutura.