Neste mês de outubro, o Brasil vai receber novamente grandes eventos dedicados aos Vinhos do Alentejo, com degustações dirigidas a formadores de opinião, jornalistas, profissionais da hotelaria, restaurantes, importadoras e empórios, além dos wine lovers. Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis são os palcos dos eventos. Nas mesmas cidades, será também realizada uma nova edição do concurso “Vinhos do Alentejo – O Melhor Sommelier do Brasil”.
As safras alentejanas mais recentes e aqueles rótulos bem memoráveis serão apresentados por 19 vinícolas: Adega de Borba, Adega do Redondo, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Casa Agrícola HMR – Cavedor, Casa Relvas, Comenda Grande, Cortes de Cima, Dona Maria – Júlio Bastos, Esporão, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade dos Coteis, João Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Monte da Capela, Ségur Estates, Sogrape Vinhos, Tapada do Fidalgo, Torre de Palma e Vinhos Folha do Meio.
As grandes degustações se realizam nos seguintes dias e locais: 8 outubro, Salvador (Fera Palace Hotel); 11 outubro, Rio de Janeiro (Sheraton Grand Rio Hotel & Resort); 15 outubro, São Paulo (Hotel Unique); 18 outubro, Florianópolis (Majestic Palace Hotel). Trade e Mídia terão entrada gratuita e horário preferencial de visitação, das 15h às 17h; wine lovers poderão participar das degustações das 17h às 20h, mediante o pagamento de R$ 30,00, pagos no local e com direito a taça durante a degustação.
Em simultâneo com as degustações abertas, ocorrem as provas comentadas, reservadas a jornalistas e profissionais, e orientadas pelo crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas. “Alentejo: O Clássico e o Moderno” e “Os Solos do Alentejo” serão as temáticas dessas aulas.
Concurso “Vinhos do Alentejo – O Melhor Sommelier do Brasil 2019” – Em paralelo às grandes degustações, os Vinhos do Alentejo iniciam a 6ª edição de “O Melhor Sommelier do Brasil”, concurso exclusivo para profissionais ligados ao serviço do vinho em restaurantes, lojas, empórios ou importadoras e também estudantes da área. O crítico de vinhos Alexandre Lalas dirige uma sessão de formação, na qual explica alguns dos conceitos-chave da região alentejana, como história, terroir, produtores e perfil dos vinhos.
Os concorrentes participarão a seguir de uma prova de vinhos alentejanos, que termina com um teste escrito de caráter classificatório. Em cada cidade serão apurados os dois participantes que mais conhecimentos revelarem sobre os vinhos alentejanos. Como prémio, os 8 finalistas ganham um tour de uma semana pela região do Alentejo, com visitas e degustações exclusivas em vinícolas e contatos com produtores. No final haverá mais um teste de onde um dos participante se irá sagrar “O Melhor Sommelier” do concurso.
O concurso irá promover sessões em Salvador (9 outubro, das 10h às 13h, no Fera Palace Hotel), no Rio de Janeiro (10 outubro, das 15h às18h, no PortoBay Rio), em São Paulo (16 outubro, das 10h às 13h, no Hotel Unique) e em Florianópolis (17 outubro, das 15h às 18h, no Majestic Palace Hotel). Na edição anterior do concurso, Frederico Benjamim de Souza Nunes, sommelier e consultor em Brasília, foi o vencedor.
Esse concurso e as grandes degustações são uma organização da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana. A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 40% em volume e 42% em termos de valor, segundo dados referentes a 2017 da AC Nielsen. E o Brasil é primeiro mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com cerca de 5,4 milhões de garrafas por ano.