Durante a temporada de desova das tartarugas, que acontece de setembro a março, os hóspedes da Costa do Sauípe podem desfrutar de uma experiência única que é acompanhar o trabalho feito pelo Projeto Tamar nas praias do entorno do complexo hoteleiro. Todo o processo é orientado e planejado pelos biólogos da instituição e encanta não só as crianças, mas também os adultos. “Todos ficam maravilhados ao ver as tartaruguinhas seguindo em busca da sobrevivência no mar”, conta Flávio Monteiro, diretor de Experiência de Operações Corporativas da Aviva. “Também é uma oportunidade de chamar a atenção de nossos hóspedes e associados para o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada tanto para conservação do habitat, quanto para a preservação destes animais”, completa Monteiro.
A parceria do Tamar com o resort Costa do Sauípe teve início logo na inauguração do empreendimento, no ano 2000, com implantação de uma base própria dentro do complexo. Essa base monitora uma área de 56km de praia e, neste período, já registrou por volta de 10 mil ninhos de tartarugas e 500 mil filhotes liberados ao mar. Com um trabalho diário, a equipe de pesquisadores realiza o monitoramento das praias todas as manhãs de setembro a março, fazendo a marcação dos ninhos com estacas numeradas. A partir da identificação dos ninhos, o trabalho foca no monitoramento da incubação dos ovos, que dura entre 45 e 60 dias, e depois a saída dos filhotes ao mar.
As atividades de educação ambiental e oficinas realizadas pela equipe do Projeto Tamar, assim como a caminhada das tartarugas ao mar podem ser acompanhadas pelos hóspedes da Costa do Sauípe. A programação com dias em que são realizadas as ações está disponível nas recepções dos hotéis, podendo, também, ser consultada, com um dos integrantes do time de recreação do resort. A Costa do Sauípe possui pacotes especiais de hospedagem durante o período em que acontece a postura dos ovos e caminhada dos filhotes ao mar, confira em nosso site: https://www.costadosauipe.com.