elibiaportela@gmail.com

O tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. O tomate é uma das mais importantes matéria prima para a Agro indústria Brasileira. No mercado Nacional encontramos vários produtos já industrializados como: Sucos, molhos, purê, Polpa, kat chup, inteiros, sem peles e em conserva, etc. o tomate para a industrialização deve ter cor vermelho vivo, sem manchas e de textura firme. O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Fonte: www. brasilescola.com. Ele é companheiro indispensável de uma série de comidas deliciosas e da tão necessária salada. Experimentem estas receitas abaixo, e tenham muito sucesso!

Tomate Assado – Ingredientes: 8 tomates grandes, cortados ao meio, 12 dentes de alho, descascados, 4 colheres (sopa) de azeite, 1/4 xícara de folhas de manjericão picadas, Sal e pimenta-do-reino a gosto. Modo de Fazer: Pre aqueça o forno. Em uma assadeira coloque os tomates cortados um do lado do outro. Entre os tomates coloque os dentes de alho. Pincele os tomates com azeite e polvilhe-os com o manjericão. Tempere com sal e pimenta. Asse os tomates descobertos durante 35 a 45 minutos, até que tenham amolecido e estejam com a casca levemente queimada. Sirva quente.

Molho de Tomates – Ingredientes: 1 kg de tomates maduros lavados, sem sementes e cortados em 8 partes, 1 cebola grande picada, descascada, 1 xicara de polpa de tomates, algumas folhinhas de manjericão rasgadas, 2 dentes de alho esmagados. Modo de fazer: Junte todos os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até reduzir a 3.a parte. Retire do fogo e reserve para esfriar. Liquidifique e retorne a panela. Junte 1 pitada de açúcar e leve ao fogo para que ferva por mais 2 minutos. Sirva a seguir.

Tomates Secos – Ingredientes: 2 kg de tomates maduros e firmes, cortados ao meio e sem sementes. 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de sal. Complementos: 10dentes de alho em fatias finas, 100 ml de azeite de oliva extra virgem, algumas Azeitonas verdes fatiadas e Orégano. Modo de fazer: Corte os tomates ao meio, lave-os, borrife-os com uma colher de sopa de vinagre e deixe-os no escorredor de macarrão por alguns minutos. Ponha uma grade dentro de uma assadeira, e sobre esta arrume as metades dos tomates com a casca virada para cima. Leve ao forno em temperatura média-alta (200°) por 1 hora. (vai soltar água).Retire do forno, com a ajuda de uma pinça desemborque todas as metades. Salpique sobre as metades o açúcar e o sal bem misturados. Volte novamente ao forno médio (180°). Até que seque ao seu gosto. Desligue o forno, e deixe esfriar com a assadeira dentro do forno. Á parte, prepare o tempero: Ponha o azeite em uma panela, quando estiver quente, junte o alho em fatias e tire do fogo antes de tostar. Acrescente orégano, e sal a gosto. Em um pote de vidro com tampa coloque em camadas as metades de tomate dobradas ao meio (prove o as)l, regue com o azeite, alho, orégano, e azeitonas verdes fatiadas. Repita as camadas, ponha mais azeite, e conserve bem tampado na geladeira.
Bruschettas Deliciosas – Ingredientes: 1 pão italiano integral de 1 quilo, 250 g de cream cheese light, 250 g de tomates sem sementes em cubinhos, 50 g de manjericão desidratado, 1 pitada de sal rosa ( pode ser o tradicional), Folhinhas de manjericão fresco, Azeite extra virgem e um dente de alho esmagado . Modo de Fazer: Fatie o pão com aproximadamente 1 centímetro de espessura .pincele com azeite de oliva batido com o alho e leve ao forno para tostar. Passe o cream cheese light por cima, acrescente o tomate picado temperado com o suco de limão, sal rosa e o manjericão desidratado. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, retire do forno e adicione um fio de azeite e o manjericão fresco.

Doce de Tomates
Ingredientes: 1 quilo de tomate maduro, 750 gramas de açúcar
Canela e cravos a gosto. Modo de fazer: Primeiro lavar os tomates e fazer um corte em cruz. Em seguida, colocar rapidamente o tomate na água quente para soltar a pele. Depois, coloca na água gelada. Então, cortar o tomate em pedaços pequenos. Despejar tudo na panela, inclusive a canela e o cravo e levar ao fogo, sem água. Mais ou menos 30 minutos de cozimento após o doce começar a ferver, o caldo fica mais grosso e a cor, intensa. Veja se está no ponto. Uma dica é passar a colher em uma porção do doce colocada em um prato, se fizer uma ”estrada”, está no ponto. Sirva com em uma taça com sorvete de creme.
Boca de Forno – Já saiu a Programação de aulas do Centro Culinário Elíbia Portela. Temos muitas aulas preparando mão de obra para trabalho seguro. Lembre-se: capacitação é tudo!
Solicite-a por e-mail: contatoelibiaportela@gmail.com ou tel 71 41033015.