Escolher um estilo para a decoração ou construção da sua residência ou escritório é bastante prazeroso pois, cada detalhe representa a sua personalidade e o encantamento que o ambiente vai proporcionar.

Entre as tendências, existe uma diversidade enorme de estilos que nos fazem escolher aquele com que mais nos identificamos.

Hoje eu resolvi mostrar para vocês, as ruínas da primeira Escola de Agronomia da América Latina, fundada por D. Pedro II em 1958, situado em São Francisco do Conde – Ba. É um dos melhores exemplos neoclássicos ( retorno do estilo clássico – Grécia / Roma) da Bahia.

Claro que em todos estes anos este estilo passou por algumas transformações, e hoje é visto com frequência nos detalhes, mas que trazem à tona todo este estilo da realeza.

Suas principais características são as colunas, materiais como mármore, granito, pedra, madeira, formas regulares, geométricas e simétricas, cúpulas e pórticos colunados.

Na ambientação valoriza a intimidade e o conforto. A arquitetura e o mobiliário tornam-se mais estruturais e despidos de aplicações, marcados por simetria, formas geométricas, colunas, frontões, molduras, folhagens estilizadas e símbolos da revolução.

Peças neoclássicas são super bem vindas na decoração moderna, elas garantem mais sofisticação e contam a história e referências no mundo, a exemplo da foto acima com ambientação da minha autoria.

Fica a Dica!

Zene Ferreira – Designer de Interiores