Na área de pesquisa e desenvolvimento de móveis, o avanço tecnológico vem ganhando destaque na solução para perfis-puxadores e os sistemas push to open que conseguem dar estética, funcionalidade e ergonomia ao mobiliário que cada vez mais solucionam as necessidades dos pequenos e grandes espaços.
Em ambientes como cozinha eu recomendo o uso de puxadores nas áreas de trabalho próximo a pia e ao fogão para atender a praticidade do uso e também pela higiene. Os push to open são ideais para salas e móveis de apoio dos dormitórios para que as portas fiquem com aparência moderna e limpa.
Já para os ambientes pequenos eu aposto nos puxadores sem cantos que  ressaem, com pontas arredondadas para que possam dar segurança e fluidez ao móvel.
Os puxadores além da funcionalidade dos perfis, eles agregam valor ao móvel dando o toque final da peça. Quando se faz uma escolha correta o mobiliário cria uma identidade marcante, mas o importante é desenvolver o móvel integrado ao design característico do acessório para que todos os elementos tenham a mesma proposta.
Não existem regras para a escolha de tamanhos, formas e acabamentos. Aposto na mistura para dar um diferencial estético às peças que vão compor o ambiente. O formato, o design, o material, o tamanho, o acabamento, tudo isso interfere na aplicação.
Apostei para este projeto uma cozinha fornecida pela IKEA, para dar destaque aos puxadores em couro e metal, que deixou esta cozinha funcional e cheia de personalidade.
Fica a Dica!
Zene Ferreira – Designer de Interiores