Sedentarismo acelera o envelhecimento

Por Nathale Prates, endocrinologista das Clínicas Clivale

De acordo com pesquisas recentes realizadas pela Universidade da Califórnia (EUA), ser sedentário contribui, também, para o envelhecimento de nosso corpo. Ficar sem praticar exercícios físicos durante um longo período auxilia no processo de ganho de peso e pode estar associado também a um envelhecimento precoce das células. As atividades físicas apresentam benefícios para nosso organismo, incluindo a saúde, longevidade e o envelhecimento saudável.

Isso pode ser explicado pela genética e a forma como o impacto do meio ambiente pode alterar como nossos genes se manifestam. Enquanto os anos passam, o organismo substitui as células antigas pelas novas, através da divisão celular. Sabemos que maus hábitos, como fumar, se alimentar mal e não praticar exercícios físicos não fazem bem ao organismo. Durante esse processo de multiplicação, uma célula-mãe dá origem a células-filhas e deixa nelas o seu DNA, ou seja, o “manual” de funcionamento delas.

Nesse processo, o telômero serve como uma “capa protetora” localizada na ponta do cromossomo que o protege e não permite o desperdício do código genético. Quanto maior o seu tamanho, mais alta a probabilidade de proteção do cromossomo. Dessa forma, as células-filhas nascem saudáveis e sabendo como precisam funcionar.

Durante os anos, o telômero passa a ficar desgastado e, além do fator tempo, outro motivo que atrapalha o seu trabalho, é o surgimento de doenças e a má alimentação. Quando o paciente se exercita regularmente, o corpo produz substâncias que o protegem e “poupam” o trabalho dos telômeros. Mulheres que não fazem exercícios físicos, por exemplo, estão menos expostas a defesas antioxidantes e anti-inflamatórias, o que acelera o processo de envelhecimento.

Ao exercitar o corpo, as chances de que doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 outras doenças apareçam são reduzidas. Praticar 60 minutos de atividade física por dia é o suficiente para garantir o bom desenvolvimento do corpo. A alimentação de qualidade e o exercício garantem uma vida plena e com qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *