Por Elíbia Portela (Instagram @elibia_portela / e-mail elibiaportela@gmail.com)

Se você é de alguma cidade do interior, vai gostar dessas receitas. Aproveitei as minhas férias carnavalescas, para me deliciar com todas as lembranças de minha infância. As saudades daquela comida feita na casa da mamãe, que tinham sabores inesquecíveis… era demais! Deixo aqui receitas de algumas delas para vocês. É muito importante ter uma boa alimentação em nossa mesa. Esta vai garantir que tenhamos uma  vida mais  saudável e um futuro mais feliz!

  Frango Caipira

Ingredientes: 1 frango caipira de bom tamanho, azeite de oliva, sal, 2 a 3 folhas de louro,1 cebola picada, 2 tomates cortados em cubos, folhas de coentro picadas, purê de tomates, água quente e algumas batatas  descascadas e cortadas em 3 partes.

 

Modo de preparo: Limpar o frango e cortar em pedaços. Temperar com o sal e pimenta do reino a gosto e folha de louro. Reservar de um dia para o outro na geladeira. Numa panela, aqueça o azeite, junte os pedaços de frango temperados e, quando dourados, junte a cebola, tomates, coentro, extrato e a água quente. Tampe a panela e aguarde que cozinhe até amaciar. Nos últimos minutos, junte algumas batatas e deixe cozinhar, até as batatas também ficarem cozidas.

Carneiro Ensopado

Ingredientes: 1 kg de carne de carneiro limpa e cortada em pedaços e temperada com sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:  Reservar de um dia para o outro. No dia seguinte, refogar no azeite quente. Quando estiver dourando, juntar cebola picada, coentro e salsa picados, extrato de tomate e pimentão em cubos. Acrescentar água quente, tampar a panela (de preferência, pressão) e deixe que cozinhe por 30 minutos. Junte algumas batatas descascadas e, se for necessário, mais água quente, retornando ao fogo para que cozinhe até as batatas ficarem macias. Servir quente.

Mocotó

Ingredientes: 3 kg de mocotó de boi, 100g de cebola picada, 200g de tomate sem peles,  meio pimentão verde e meio pimentão verde picado, de  colheres sopa de cebolinha verde picada, 1 colher de sopa de colorau, 4 litros de água quente, 50g de toucinho ou bacon, 3 dentes de alho picados, 3 folhas de louro, azeite de oliva,1/2 maço de coentro, sal a gosto.

Modo de preparoCorte o mocotó em pedaços, tempere com o sal, alho socado e pimenta do reino. Reservar por meia hora. Numa panela, frite o bacon cortado em cubos, acrescente o mocotó temperado e sele por alguns minutos. Acrescente a linguiça cortada em fatias grossas e frite um pouco. Junte os pimentões, cebola, tomate, cheiros verdes, colorau e azeite de oliva. Coloque a água e deixe no fogo por 1h:30h. Depois de cozido, retire os ossos e reserve a metade junto a linguiça cortada. A outra metade, bata no liquidificador até virar creme. Misture as duas partes e acrescente o feijão branco cozido. Tampe a panela e deixe que ferva mais alguns minutos.

Rabada com agrião

Ingredientes: 2 kg de rabada cortada em pedaços de 5 cm, 3 colheres (sopa) de azeite. Caldo:· 4 xícaras (chá) de água fervente, 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 amarrado de ervas frescas (coentro, salsa e hortelã), 1 xícara de chá de água quente , 1 xícara (chá) de tomate sem peles em cubos, 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 maço de agrião escorrido, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Tempere a rabada com sal e pimenta a gosto. Reserve por 2 horas.Aqueça duas colheres de azeite e frite a rabada até dourar de todos os lados. Acrescente a cebola cortada em cubos, inteiro, o louro, os temperos verdes picados, o extrato de tomates e a água quente.  Cozinhe em fogo baixo até a carne ficar macia. Se precisar fazer o pirão, adicione mais água. Retire a rabada da panela e coe o caldo que se formou durante o cozimento. Reserve. Na mesma panela, refogue, no restante do azeite, a cebola picada, o alho amassado, o tomate e o extrato de tomate. Devolva a rabada à panela e acrescente parte do o caldo coado. Retifique o sal e ferva até o caldo começar a engrossar. Desligue o fogo, ponha o agrião e o cheiro-verde, e tampe a panela. Deixe descansar por cinco minutos e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e pirão feito do excesso do caldo e farinha de mandioca.

Ambrosia

Ingredientes: 600 ml de água, 4 xícaras de açúcar, 1 litro de leite,1 limão cortado em quatro, 6 ovos e alguns cravos da Índia (mais ou menos).

 

Modo de preparo:  Ponha o leite num recipiente com os pedaços de limão, abafe com uma tampa e reserve em local aquecido por 30 min. Em uma panela, faça uma calda rala com o açúcar e a água. À parte, bata as claras dos ovos na batedeira até que fiquem firmes. Junte as gemas uma a uma, continuando a bater para que obtenha uma cor amarelo claro. Junte o leite e, em seguida, despeje-os na calda. Cozinhar em fogo brando até formar coágulos e, em seguida, uma calda de xarope. Um pouco antes de tirar do fogo, acrescente os cravos da Índia ou canela em lascas. Servir frio.

Bom apetite!