Salvador participa de evento pioneiro no Brasil para registrar biodiversidade

ODesafio Natureza nas Cidades’ ou, em inglês, City Nature Challenge, tem como uma das suas finalidades conectar pessoas à natureza presente nas cidades, fomentando o conhecimento e a valorização da biodiversidade local. Neste ano, ele chega a mais de 65 cidades ao redor do mundo, engajando pessoas de inúmeras nacionalidades em torno de um único objetivo: registrar animais, plantas e outros organismos no local onde vivem. O desafio se inicia no dia 27 de abril às 12:01am (no fuso horário local) e  se encerra  no dia 30 de abril as 11:59pm. A cidade vencedora será anunciada no dia 4 de maio.  Além de Salvador, outras cidades brasileiras participam do desafio: Manaus, Rio de Janeiro, Campo Grande, Curitiba Florianópolis e São Paulo.

O que é o Desafio Natureza nas cidades?

A ação global convoca todas as pessoas, de todas as idades – entusiastas e ativistas dedicados à conservação da natureza, aqueles que desejam um dia se tornar cientistas atuantes na área, curiosos e marinheiros de primeira viagem – a observar, registrar e submeter fotos que mostrem a biodiversidade local,  entre 27 e 30 de abril, por meio da plataforma e aplicativo oficial do evento: o iNaturalist. Os participantes do desafio poderão ainda participar das identificações de todos os registros, auxiliados por um time de voluntários da comunidade online, entre os dias 1º e 3 de maio.

Este ano, o Desafio Natureza nas Cidades inicia sua expansão se tornando um programa global e é lançado no Brasil graças a uma parceria entre as pesquisadoras norte-americanas Lila Higgins e Alison Young, e o pesquisador em Conservação da Biodiversidade, o brasileiro Sandro Von Matter, pesquisador em Conservação da Biodiversidade, Russell E. Train Fellow e um dos maiores especialistas em Ciência Cidadã do país.

“Já é estimado que este ano sejam registradas mais de 500 mil fotografias por, pelo menos, 10.000 participantes de todo o mundo. Os registros contendo nomes e localidades das espécies serão imediatamente depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade, o  “Global Biodiversity Information Facility”, uma organização internacional dedicada à disponibilização de dados sobre biodiversidade. Os direitos sobre as fotografias permanecem sendo inteiramente de propriedade dos participantes que poderão optar por diferentes licenças de uso para suas fotos, seguindo o padrão Creative Commons ou, simplesmente, não autorizando o uso em nenhuma circunstância”, explica Von Matter.

Participar é muito simples: 

1. Crie sua conta gratuita em segundos no Inaturalist para participar do desafio. Visite inaturalist.org do seu navegador, ou faça o download do aplicativo diretamente da Apple App Store ou Google Play. 

2. Encontre animais, plantas e outros organismos. Vale qualquer tipo de planta, árvore, flor, capim, além de musgos, fungos, líquens, ou qualquer tipo de animal, como aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, moluscos, insetos, aracnídeos, vermes e protozoários. Ou seja, basicamente, qualquer forma de vida nativa de sua região.  Evidências de vida selvagem (pegadas, conchas, penas, pelos e até animais mortos) também são bem-vindas.

 3. Tire uma foto do que encontrou. É essencial que você registre a sua descoberta com uma fotografia e, principalmente, anote o local exato de sua observação. O modo mais fácil é utilizando o aplicativo,  mas você pode também utilizar sua câmera fotográfica e subir as imagens e dados da localização do registro no portal iNaturalist. Lembre-se: a qualidade da foto não é essencial; o mais importante é o registro e a localização.

4. Inclua suas observações na página de sua cidade. Faça o upload de suas observações em nossa plataforma (iNaturalist), durante os dias do evento (27 a 30 de abril). Acesse a aba cidades do nosso site (www.desafionaturezanascidades.com.br) e envie seus registros diretamente para a área exclusiva de sua cidade inscrita na competição. Você poderá enviar as suas imagens criando uma conta em nossa plataforma de compartilhamento de dados, o iNaturalist, ou diretamente pelo seu smartphone por meio do nosso aplicativo.

Por que fazer parte? Seria impossível para a comunidade de cientistas investigar todas as cidades do planeta!  Por este motivo seu apoio é imprescindível. Durante o City Nature Challenge de 2016 os participantes registraram inúmeras espécies ameaçadas de extinção vivendo em suas cidades, incluindo borboletas, lagartos e até onças. Não perca a chance de mostra ao mundo que o Brasil é campeão em biodiversidade. Participe!

O Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challenge) foi lançado em 2016, como uma iniciativa das pesquisadoras Lila Higgins, do Museu de Los Angeles de História Natural (NHMLA), e Alison Young, da Academia de Ciências da Califórnia (CAS). Em 2017, o evento alcançou 16 cidades participantes nos Estados Unidos, quando voluntários registraram  impressionantes 125 mil cliques de fauna, flora e outros organismos presentes em seus munícipios. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *