Rock no Parque: com shows, feira de discos de vinil, discotecagem e ações de conservação ambiental

Com o objetivo de fomentar o cenário do rock produzido na Bahia, acontece no Parque da Cidade de Salvador, como parte das comemorações dos 474 anos da capital baiana, a primeira edição do projeto Rock no Parque. Tendo como anfitrião e idealizador do projeto o cantor e compositor Marcos Clement, que há mais de 20 anos atua no cenário do rock na Bahia, a primeira edição do projeto Rock no Parque, acontece nos dias 25 e 26 de março (sábado e domingo), com shows gratuitos e abertos ao público.

Érika Martins

A programação começa a partir das 9h da manhã, com discotecagem e feira de disco de vinil da Discodelia, em seguida um Cortejo de Rock Instrumental da La Roquestra, apresentando um repertório de clássicos do rock. Em seguida, no palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, o cantor e compositor Marcos Clementconsiderado um dos melhores intérpretes da obra de Raul Seixas da atualidade, apresenta um show com melhor do rock baiano, brasileiro e internacional, com a participação de convidados especiais. No sábado (25), Marcos Clement convida Thathi, banda Monarka e Rebeca Matta. Já no domingo (26), Marcos Clement convida Erika Martins (vocalista da banda Autoramas), Wilson Aragão e Vivendo do Ócio.

Marcos Clement – crédito Fabio Bouzas

Dentro da programação do Rock no Parquealém dos shows, estará acontecendo a Feira de Discos de Vinil Discodelia, com discotecagem às 9h e às 14h, e ações de sustentabilidade, com exposição e atividades educativas com o Projeto Tamar e o Projeto Projeto Baleia Jubarte marcando presença, informando e sensibilizando o público sobre a conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Foto Marcos Clement – crédito Fabio Bouzas

Marcos Clement

Baiano de Salvador, com um pé no sertão de Santa Bárbara e outro no litoral de Praia do Forte, Marcos Clement é cantor, compositor, instrumentista, produtor cultural e ativista ambiental. Como artista e compositor de suas próprias canções, lançou seu primeiro disco autoral, “In Natura”, de forma virtual em 2021, o qual lançou presencialmente em maio de 2022 em um grande show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. “Com um pé no mato e um pé no rock”, o seu trabalho autoral passeia pelo universo litorâneo urbano do rock soteropolitano ao mundo agreste da cantoria regional do sertão da Bahia, em uma fusão inebriante que não se prende a rótulos.

Considerado um dos melhores intérpretes da obra de Raul Seixas da atualidade, em paralelo ao seu trabalho autoral, o artista Marcos Clement mantém seus projetos em homenagem ao eterno Maluco Beleza, tendo lançado o mais recente “Marcos Clement Canta Raul Seixas” na Sala Principal do Teatro Castro Alves em Salvador, em agosto de 2022, o qual em seguida já foi apresentado no Festival de Música da Praia do Forte, no Castelo Garcia D’avila, e no Festival da Primavera, pela Prefeitura de Salvador.

Desde 2004, o artista vem promovendo eventos e homenagens a Raul Seixas, com shows em diversos espaços e eventos na Bahia, como no Carnaval de Salvador com desfile de trio elétrico no circuito oficial, apresentação no Furdunço com o Bicicletrio Toca Raul, além de shows no Parque da Cidade em comemoração ao dia municipal do rock (data de nascimento de Raul Seixas), na Praça Municipal, Pelourinho e no Parque Costa Azul. A partir de sua pesquisa sobre a vida e obra de Raul Seixas, Marcos Clement criou o espetáculo musical “Contando Raul Seixas – Músicas e Histórias do Maluco Beleza”, (onde ele intercala histórias e curiosidades da vida de Raul com músicas) que já foi assistido por mais de 20 mil pessoas em diversos teatros da capital baiana e do interior do estado.

Mas não foi apenas a sua visão de mundo que Raul deixou para Marcos Clement. O artista também já dividiu o palco e composições com alguns amigos e parceiros de Raul, como por exemplo Wilson Aragão, com quem compôs algumas canções, incluindo a enigmática Crenguenhem, que faz parte do repertório do show. E assim também Waldir Serrão (Big-Bem), Thildo Gama, Enelmar Chagas, Jerry Adriani, Armandinho Macedo, Eládio dos Panteras, pessoas importantes na trajetória de Raulzito.

Clement é participante ativo do movimento TAMAREAR – Música em defesa da natureza, movimento que foi criado pelo projeto TAMAR em 2010 e que conta com a participação de artistas como Lenine, Milton Nascimento, Jorge Vercillo, Stanley Jordan, Luiz Caldas, Armandinho Macêdo, dentre outros grandes artistas e que trazem a música como sensibilização para a proteção e conservação da natureza e principalmente das Tartarugas Marinhas, dos mares e oceanos.

O projeto Rock no Parque é uma realização da  Trevo Produções, da Marlucia Sie Produções e da Prefeitura Municipal de Salvador.

PROGRAMAÇÃO

Dia 25 de março (sábado)

Exposição e Ação Educativa Projeto Tamar e Projeto Baleia Jubarte

Feira de Disco de Vinil Discodelia

09h00 – Discotecagem Discodelia Sessions

10h00 – Cortejo de Rock Instrumental com La Roquestra

11h00 – Palco: Marcos Clement convida Thathi, banda Monarka e Rebeca Matta

14h00 – Discotecagem Discodelia Sessions

Dia 26 de março (domingo)

Exposição e ação educativa Projeto Tamar e Projeto Baleia Jubarte

Feira de disco de vinil Discodelia

09h00 – Discotecagem Discodelia Sessions

10h00 – Cortejo de Rock Instrumental com La Roquestra

11h00 – Palco: Marcos Clement convida Erika Martins, Wilson Aragão e Vivendo do Ócio

14h00 – Discotecagem Discodelia Sessions