O Entretodos-13 Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, reconhecido como uma importante plataforma de valorização da cultura, educação e difusão dos direitos humanos, nesta edição precisou se reinventar. O evento, que acontece de 13 a 19 de setembro, terá transmissão exclusivamente on-line pela plataforma SPCINEPLAY e diretamente no site do Festival que acaba de ser lançado (www.entretodos.com.br). O Festival é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e a ESTATE Produções.
O festival é gratuito e conta com a participação de diretores de todo o mundo. A curadoria do evento tem o cuidado de selecionar filmes curtos que promovam o debate sobre diretos humanos de forma transversal como participação social, direito à moradia, à vida, à igualdade social, orientação sexual, processos migratórios, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político, ambiental entre outros.
Mostras Competitivas
Como forma de difundir o audiovisual, paralelamente à exibição dos filmes, o Entretodos realiza também a Mostra Competitiva, que é dividida em cinco sessões e a Mostra Moçada, com caráter Infanto-Juvenil e que pela primeira vez na história do evento será competitiva. Serão distribuídos prêmios de até R$ 5.000,00.
Para a Mostra Competitiva foram selecionados 34 filmes curtos, que serão exibidos durante a semana do Festival (13 e 19 de setembro). O anúncio dos vencedores acontece no dia 19 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival que acontecerá pela plataforma Zoom redirecionada pelo Youtube e site do Festival.
O júri do evento é composto por diversos especialistas do audiovisual entre eles: Aretha Sadick, Bob Wolfenson, Bruno Oliveira, Carlos Cordovano Vieira, Carolina Alamino, Fabiola Notari, Heloisa Lucas, Patricia Moran Fernandes e Valter Rege.
Além dos jurados técnicos haverá um Júri Popular. As pessoas poderão votar no melhor filme curto online no site do Festival. O mesmo filme poderá ser premiado por ambos os júris – Oficial e Popular. O corpo de Jurados é responsável pela atribuição e seleção dos filmes premiados nas categorias temáticas equivalentes às suas sessões.
Confira os filmes selecionados para a Mostra Competitiva e suas respectivas sessões
Mostra Moçada
O Júri Oficial da Mostra Moçada é composto por profissionais de reconhecida competência e autoridade nas mais diversas áreas de atuação já que a pluralidade do olhar é uma das premissas da proposta do Festival.
Serão premiados os melhores filmes nas seguintes categorias: Melhor Curta Infantil; Melhor Curta Juvenil; Melhor atuação (troféu / prêmio não-remunerado) o objetivo é incentivar atores menores de 18 anos.
“Este ano recebemos mais de 2.200 filmes nacionais e internacionais, contendo filmes de todos os continentes, e sempre procuramos manter a representatividade de filmes brasileiros por volta de 70%. O importante é diversificar gênero, falar sobre culturas, histórias de vida, e enriquecer o festival mais a cada ano”, explica Manu Sobral, curadora do Festival.
Acesse www.entretodos.com.br/mostra/ e conheça os filmes da Mostra Moçada
As produções da BA que estão concorrendo são:
Filme PELANO – 12′ Brasil (Salvador, BA)
Pelano! – Dir: Chris Mariani, Calebe Lopes
https://entretodos.com.br/filmes/2020-07-05-filme-teste/
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Um buraco na camada de ozônio se abre em cima da região nordeste do Brasil. Em meio a isso, Raquel está derretendo.
ANO 2019 – IDIOMA Português
DIRETORES: Chris Mariani, Calebe Lopes
PRODUÇÃO: Chris Mariani, Calebe Lopes
ELENCO: Chris Mariani
TRILHA SONORA: Rebecca Gallinari, Piratas F&M
FOTOGRAFIA: Chris Mariani, Calebe Lopes
EDIÇÃO: Chris Mariani, Calebe Lopes
GÊNERO: Ficção
ASSUNTO: Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; Direito à liberdade
Redundância – 4′ Brasil (Juazeiro, BA)
Faixa etária: Classificação indicativa: Livre
Sinopse: As voltas que a vida dá.
ANO 2019
IDIOMA: Português
DIRETOR – Wayner Tristao
PRODUÇÃO: Wayner Tristao
GÊNERO: Animação
ASSUNTO: Educação; Liberdade
Mostra Moçada _ Em Cima do Muro – Duração 15′ – local Brasil (Salvador, BA)
Dir: Hilda Lopes Pontes
https://entretodos.com.br/mostra/2020-08-28-em-cima-do-muro/
Sinopse: Mergulhada numa depressão profunda, Amélia tenta encontrar nas redes sociais uma aprovação dos seus seguidores, mas, sua falta de bom senso quebrará todas suas expectativas de se tornar uma digital influencer.
Ano2019 –
Idioma: Português
Legenda: Inglês
Faixa etária: Classificação indicativa: Livre
Diretora: Hilda Lopes Pontes
Produção: Klaus Hastenreiter, Walerie Gondim
Elenco: Nayara Homem, Enoe Lopes Pontes, Karol Senna, Luisa Prosérpio, Paula Lice, Marcelo Praddo, Vinícius Bustani
Trilha Sonora: Piratas F&M, Yanna Vaz
Fotografia: Thiago Duarte
Edição: Klaus Hastenreiter
Animação: Fernando Duarte e Gabriel Pimenta
Gênero: Ficção
Assunto Saúde mental; Mídias sociais; Bullying virtual
Cadinha – 8′ Brasil (Salvador, BA)
https://entretodos.com.br/filmes/2020-08-27-cadinha/
Faixa etária
Classificação indicativa: não indicado para menores de 14 anos
Um grupo de moradores de uma vila chamada Cadinha reagem de formas diferentes a um tiroteio enquanto escutam notícias através de uma rádio comunitária.
ANO: 2019
IDIOMA: Português
LEGENDA: Não possui
DIRETOR: Luan Jesus dos Santos
PRODUÇÃO: Uendel Nunes
ELENCO: Rafael Martins, Jéssica Sampaio, Filipe Lino, Manuel Antonio dos Santos, Ana Maria Santos, Anny Benedictis
FOTOGRAFIA: Uendel Nunes
EDIÇÃO: Uendel Nunes
GÊNERO: Ficção
ASSUNTO: Direito à vida; Direito à liberdade; Direito à segurança