A poeta Jade Bittencourt e o compositor Jarbas Bittencourt são os convidados especiais do Sarau Som das Sílabas, no dia 1º de julho, no Velho Espanha (Barris), a partir das 19h. Projeto dedicado exclusivamente à produção autoral nas áreas da poesia e música, esta 61ª edição do Som das Sílabas vai celebrar o aniversário do poeta Alex Simões, que também assina a curadoria do evento. Alex fará, ainda, a mediação da noite, com Gabriel Póvoas, idealizador do sarau. O palco é aberto para a divulgação de poemas e canções autorais. Ingresso “pague quanto puder”. Mais informações no Instagram @somdassilabas.
Jade Bittencourt é uma escritora lésbica soteropolitana, e nasceu em janeiro de 1994. Tem dois livros de poesia publicados: “Tinkuy”, (Padê Editorial, 2018) e “Amares interrompidos”, (editora letramento, 2019). Publicou também na antologia Corpo que Queima de poetas baianas (Appaloosa Books, 2019), organizada por Maria Luiza Maia.
Jarbas Bittencourt é cantor e compositor muito atuante na criação de Trilhas Sonoras para Teatro e Dança. Ex integrante da Confraria da Bazófia, atualmente integra o rojeto musical Viagens da Caixa Mágica ao lado de Lázaro Ramos e Heloísa Jorge. Diretor musical do Bando de Teatro Olodum, da Cia dos Comuns (RJ) e do Grupo Nata (BA). Em 2004 recebeu o Prêmio Braskem pelo conjunto da obra e em 2010 recebeu o prêmio Braskem de Teatro pelo espetáculo “Shirê Obá, A Festa do Rei” e em 2015 recebeu o Troféu Caymmi pela Direção Artística do Show “E Tenho Dito”.
Gabriel Póvoas é compositor e possui músicas em parceria com José Carlos Capinan, Elisa Lucinda, Salgado Maranhão, Daniela Mercury e o escritor moçambicano Mia Couto. Em outubro de 2018 compôs, com Sandra Simões e Alfredo Moura, a canção “Mestre Moa”, gravada por Caetano Veloso. Lançou em novembro do mesmo ano a música “Não Se Engane”, parceria com Nívia Vasconcellos e Juliano Valle, gravada por ele com a cantora Zélia Duncan.
Alex Simões é poeta, performer, agitador cultural, artivista e o que mais lhe ocorrer. Acaba de lançar “trans formas são” (organismo Editora), seu quarto livro de poesia, e vem atuando na cena cultural baiana, desde os anos 90, com poemas, performances e poemas visuais que põem em diálogo a poesia, a música e as artes visuais, e questionam os limites entre as linguagens artísticas e os limites em geral. Tem poemas em diversas antologias, coletâneas e revistas nacionais e internacionais, traduzidos para o inglês e o espanhol. Tem um blog: toobitornottoobit.blogspot.com.br
SERVIÇO
O que? Sarau Som das Sílabas
Onde? Velho Espanha – Rua General Labatut, 38 – Barris
Quando? 1º de julho
Quanto? Pague quanto puder
Informações: Instagram @somdassilabas