Visual, sabor e textura. Estes foram os critérios para avaliação de dez jurados que experimentaram 34 panetones em uma eleição às cegas que elegeram em 1º lugar, na categoria Chocotone, o panetone de fabricação própria do GBarbosa. Já na categoria Tradicional, o panetone do GBarbosa ficou com a 2ª colocação, e na categoria Salgado, a rede de supermercado conquistou também a 2º colocação. O concurso foi realizado pelo caderno Bazar, veiculado aos domingos, no jornal Correio, e a avaliação foi feita por um júri compostos por pesquisadores de gastronomia, jornalistas e influenciadores digitais.
Segundo o editor do suplemento e organizador do concurso, Victor Villarpando, os jurados elogiaram a massa do Chocotone do GBarbosa, considerada “bem molhadinha” e o sabor peculiar. “Ele não decepciona: faz bonito na mesa e satisfaz o paladar. Achei bem recheado e macio, além de bonito, a boa sensação aodegustação às cegas foram reforçadas quando descobrimos o preço, na hora de organizar o ranking: foi um dos mais baratos que experimentamos”, declarou. O panetone tradicional custa R$ 6,99 na embalagem de presente e R$ 5,99, na embalagem normal.
Os panetones do GBarbosa sobressaíram pela simplicidade, preço e sabor. O de frutas cristalizadas chama a atenção pela maciez, com massa bem leve, e pelo sabor, sem gosto de essência. O salgado sabor alho com orégano tem “massa gostosa, fofinho e cheio de orégano” na opinião de um dos jurados. Villapando confirmou que a disputa foi acirrada. “Tínhamos produtos de grande qualidade concorrendo e, na categoria Chocotone, por exemplo, a diferença de nota entre primeiro e segundo colocados foi de apenas dois décimos. Ter um produto de uma rede de supermercados que custa R$ 7,99 reforça o caráter democrático e comprometido com a opinião dos jurados, independentemente de grifes”.
O processo de fabricação de panetones do GBarbosa é artesanal e com receitas exclusivas. Com farinha especial e preparo que exige paciência, respeito ao tempo de fermentação e recheios de qualidade, os panetones vão ganhando sabor e forma. A rede produz fornadas semanais de 28 mil unidades para garantir qualidade e frescor dos produtos.