Referência no assunto, Yang Mendes dá dicas sobre como se portar adequadamente em momentos de negociação
Quando se trata de acertar uma negociação, comerciantes utilizam de sua melhor oratória na tentativa de obter vantagem na margem de lucro das transações. Com o mercado brasileiro contando com aproximadamente 8 milhões de microempreendedores individuais, de acordo com o Portal do Empreendedor—MEI, a arte de negociar pode garantir o sucesso e sustento das empresas.
Caracterizando os novos moldes de negócios no Brasil, o número de trabalhadores que atuam no comércio informal também tem crescido. Aqueles que trabalham por conta própria, ou que são empregadores e que não possuem CNPJ, somam cerca de 20 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As transações econômicas, portanto, passam a se distanciar das burocracias e tendem a se aproximar da casualidade.
Em vista dessas mudanças mercadológicas, o fundador da escola de oratória Eloquence, Yang Mendes, explica a importância da oratória para ministrar negociações com um cliente e alcançar o resultado ideal.
“Para atingir uma constância positiva nas negociações, existem diversas técnicas de oratória que podem ser utilizadas antes e durante uma conversação”, explica.
Com as projeções apontando para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020, consequência do protagonismo que o setor privado teve em 2019 sobre a economia, os comerciantes poderão se aproveitar dessa alta e ter um ano bastante movimentado.
“Antes de começar a negociação, é preciso ter bem claro qual seu objetivo, conhecer como está o mercado, ter margem de negociação e paciência para esperar o momento certo. Essas são algumas dicas que garantem bons resultados ao fechar um negócio”, exemplifica.
Yang cita que planejar a fala e os pontos principais a serem abordados em caso de negociações premeditadas, garantem que o indivíduo não se deixe levar por assuntos irrelevantes no momento. Para o caso de abordagens casuais, ter autoconfiança e não se deixar intimidar com o outro negociante, também são aspectos relevantes em meio a uma transação.
“É importante nos atentarmos que numa negociação presencial, o aspecto objetivo contará menos que o subjetivo. Ou seja, as pessoas focarão mais nas relações pessoais do que em coisas, mesmo que inicialmente o alvo seja comprar coisas. Portanto, usar ferramentas mais assertivas e eficazes de negociação será a chave que falta para você atingir seus objetivos e crescer no ramo”, conclui.
Para mais dicas e informações sobre oratória em negociações, acesse o site eloquence.com.br ou a página do instagram instagram.com/eloquenceoratoria/.